Disciplina: Didática aplicada a arquitetura e urbanismo
EMENTA
Didática de ensino superior. Planejamento didático. Métodos de avaliação de desempenho discente. Simulações e Jogos. Motivação e ferramentas de apoio. Prática de ensino superior. Estágio docente.
OBJETIVOS
Sensibilizar e preparar o futuro docente para diversas questões e aspectos didáticos observados no ensino da Arquitetura e Urbanismo brasileiro. A partir do reconhecimento da Didática e de reflexões e depoimentos colhidos na experiência discente, acompanhados de leituras específicas, o estudante é levado a pensar soluções e práticas que sejam capazes de superar as dificuldades e limitações detectadas no ensino. De tal modo, é esperado aproximar docentes e discentes de uma práxis de ensino mais crítica e produtiva de melhores realizações sociais.
PROPOSTA DE TRABALHO
A disciplina é realizada através de seminários desenvolvidos pelos alunos, orientados pelo professor e debatidos em turma. Dependendo do quantitativo de discentes da turma, alguns seminários poderão ser apresentados por equipes. São fornecidos textos para embasamento de leitura, porém cada aluno/equipe tem a liberdade de procurar novas referências. Ao final do curso cada estudante irá elaborar um pequeno artigo podendo articular a sua pesquisa com questões associadas ao ensino de arquitetura e urbanismo.
DA AVALIAÇÃO
O material apresentado durante o Seminário e a didática utilizados pelo aluno apresentador são objetos de avaliação. Participação, compromisso e responsabilidade; bem como a auto-avaliação e a avaliação coletiva são utilizados como exercícios realizados em turma para a reflexão sobre a importância e da complexidade da avaliação.
DIDÁTICA APLICADA – INTRODUÇÃO (PERÍODO1/2016)
AULA 1 – Seminário de Apresentação da disciplina e participantes.
Por um ensino transcultural e uma didática do transconhecimento.
AULA 2 – Didática e pedagogia – diferenças e aproximações.
Paulo Freire e a pedagogia da autonomia.
MÓDULO I – ASPECTOS ESTRUTURADORES PARA O ENSINO DA PROFISSÃO NO BRASIL
AULA 3 – O ensino de Arquitetura e Urbanismo
Painel da história, aspectos da situação atual. Regulamentação: Diretrizes Curriculares, perfis e padrões Sua inserção nas Universidades Brasileiras
AULA 4 – Conhecendo nossos estudantes – origens, questões de gênero, bases de leitura , relação com o desenho e motivos da escolha da graduação em Arquitetura e Urbanismo. De onde vem nossos docentes? representações sociais sobre o papel e o desempenho do professor. O estágio docente e o “ sentir ser professor”
MÓDULO II – A SALA DE AULA COMO 0 LUGAR DA DIDÁTICA
AULA 5 – Planejamento do curso, ementa, programa, programa pleno. A sala de aula – comportamento/ disciplina.
AULA 6 – A organização do espaço, o mobiliário, meios técnicos. A utilização do tempo. Ensino à distância?
MÓDULO III – DIDÁTICA NO ENSINO DA ARQUITETURA E URBANISMO
AULA 7 – Por uma didática da Criatividade no ensino e no aprendizado. Desenho e ensino
AULA 8 – Projeto e ensino
AULA 9 – EAD e Ensino remoto – como serão nossas graduações pós-covid19
AULA 10 – A Avaliação enquanto processo e papel do Estágio Docente. O papel do TCC. Momento extra- A visão da graduação: Avaliação da disciplina e dos estágios docentes
BIBLIOGRAFIA
AZEVEDO, Giselle; BRONSTEIN, Lais; DUARTE, Cristiane Rose; RHEINGANTZ, Paulo Afonso (orgs.). O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de janeiro: Contra Capa Livraria, 2007.
AZEVEDO, Jorge Baptista de. Um olhar sobre o desenho na formação dos arquitetos e urbanistas brasileiros. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal Fluminense. 2000.
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3ª Ed. Rio de janeiro:DP&A, 2001.
FREIRE, José Carlos Serrano. Seja o professor que você gostaria de ser. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários á prática educativa. 42ª Ed. São paulo, Paz e Terra, 2010.
FREITAG, Bárbara. Escola, Estado & Sociedade. 4ª Ed. ver. São Paulo: Moraes, 1980.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática da liberdade.São Paulo: Editora WMF. Martins Fontes, 2013.
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática (série cadernos de Gestão). Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.
ILLICH, Ivan(org). Um mundo sin escuelas (tradução de Marco Antonio Pulido). Mexico: editorial Nova Imagens. 1977.
KAUARK, Fabiana ; Muniz, Iana. Motivação no ensino e na aprendizagem. Competências e criatividade na prática pedagógica. 2ª Ed. Rio de janeiro: Wak Ed., 2011.
MEIRA, Maria Elisa. A Educação do arquiteto e urbanista. Valeska Peres Pinto e Isabel Cristina Eiras. Piracicaba: Editora Unimep, 2001.
PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Práticas acadêmicas e o ensino universitário: uma etnografia das formas de consagração e transmissão do saber na universidade. Niterói: Eduff, 1999.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira Romanelli. História da Educação no Brasil. 10ª Ed. Petrópolis (Rio de Janeiro), 1978.
SALTINI, Cláudio J. P. Afetividade & Inteligência: A Emoção na Educação. Vol.1Rio de Janeiro: DP&A. 1999.
SEBACH, Simone (org). Arte e Didática (coleção Como Bem Ensinar). Petrópolis: Ed. Vozes, 2010.
Outras referências
Cadernos ABEA – diversos números, destacando as publicações 21 (Experiências práticas no ensino de Arquitetura) e 23 (Caderno Político Pedagógico)
ALBORNOZ C.; MEJÍA C.; RESTREPO F.; VILLAZÓN R.; Saga M., La enseñanza de la arquitectura en primer año: estudios comparados. Departamento de Arquitectura. Universidad de Los Andes. calborno@uniandes.edu.co. 2015. PDF in https://www.semanticscholar.org/paper/Education-of-an-architect-%3A-a-point-of-view%2C-the-of-Franzen-G%C3%B3mez/72f4bdef623185a57c4f865a9b6516e7683ca1a7
HEATH, TOM. Learning Architecture Teaching Architecture: A Guide for the Perplexed. Queensland University of Technology. Australia,2020In https://www.researchgate.net/publication/336047824_Learning_Architecture_Teaching_Architecture_A_Guide_for_the_Perplexed/link/5d8c7a7d458515202b690ea8/download.
LESCOP, LAURENT. Enseignement de l’architecture : pratiques à inventer. Societé Française des architectes. Bulletin nº 56. École nationale supérieure d’architecture… França,2020. In https://www.researchgate.net/publication/341985739_Enseignement_de_l’architecture_pratiques_a_inventer
RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Alegria,desejo e autonomia no ensino de projeto de arquitetura1. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas.2021