Disciplina: Didática aplicada a arquitetura e urbanismo

  Disciplina: Didática aplicada a arquitetura e urbanismo

EMENTA

Didática de ensino superior. Planejamento didático. Métodos de avaliação de desempenho discente. Simulações e Jogos. Motivação e ferramentas de apoio. Prática de ensino superior. Estágio docente.

OBJETIVOS

Sensibilizar e preparar o futuro docente para diversas questões e aspectos didáticos observados no ensino da Arquitetura e Urbanismo brasileiro.  A partir do reconhecimento da Didática e de reflexões e depoimentos colhidos na experiência discente, acompanhados de leituras específicas, o estudante é levado a pensar soluções e práticas que sejam capazes de superar as dificuldades e limitações detectadas no ensino. De tal modo, é esperado aproximar docentes e discentes de uma práxis de ensino mais crítica e produtiva de melhores realizações sociais.

PROPOSTA DE TRABALHO

A disciplina é realizada através de seminários desenvolvidos pelos alunos, orientados pelo professor e debatidos em turma. Dependendo do quantitativo de discentes da turma, alguns seminários poderão ser apresentados por equipes. São fornecidos textos para embasamento de leitura, porém cada aluno/equipe tem a liberdade de procurar novas referências. Ao final do curso cada estudante irá elaborar um pequeno artigo podendo articular a sua pesquisa com questões associadas ao ensino de arquitetura e urbanismo.

DA AVALIAÇÃO

O material apresentado durante o Seminário  e a didática utilizados pelo aluno apresentador são objetos de avaliação. Participação, compromisso e responsabilidade; bem como a auto-avaliação e a avaliação coletiva são utilizados como exercícios realizados em turma para a reflexão sobre a importância e da complexidade da avaliação.

DIDÁTICA APLICADA – INTRODUÇÃO (PERÍODO1/2016)

AULA 1 – Seminário de Apresentação da disciplina e participantes. 

Por um ensino transcultural e uma didática do transconhecimento.

AULA 2 –  Didática e pedagogia – diferenças e aproximações. 

Paulo Freire e a pedagogia da autonomia.

MÓDULO I – ASPECTOS ESTRUTURADORES PARA O ENSINO DA PROFISSÃO NO BRASIL

AULA 3 –  O ensino de Arquitetura e Urbanismo

Painel da história, aspectos da situação atual. Regulamentação: Diretrizes Curriculares, perfis e padrões Sua inserção nas Universidades Brasileiras

AULA 4 – Conhecendo nossos estudantes  – origens, questões de gênero, bases de leitura , relação com o desenho e motivos da escolha da graduação em Arquitetura e Urbanismo. De onde vem nossos docentes? representações sociais sobre o papel e o desempenho do professor. O estágio docente e o “ sentir ser professor”

MÓDULO II –  A SALA DE AULA COMO 0 LUGAR DA DIDÁTICA

AULA 5  – Planejamento do curso, ementa, programa, programa pleno. A sala de aula – comportamento/ disciplina.

AULA 6 – A organização do espaço, o mobiliário, meios técnicos. A utilização do tempo. Ensino à distância?

MÓDULO III – DIDÁTICA NO ENSINO DA ARQUITETURA E URBANISMO 

AULA 7  –   Por uma didática da Criatividade no ensino e no aprendizado. Desenho e ensino

AULA  8  – Projeto e ensino

AULA 9 – EAD e Ensino remoto – como serão nossas graduações pós-covid19

AULA 10 –  A Avaliação enquanto processo e papel do Estágio Docente. O papel do TCC. Momento extra-  A visão da graduação: Avaliação da disciplina e dos estágios docentes

BIBLIOGRAFIA

AZEVEDO, Giselle; BRONSTEIN, Lais; DUARTE, Cristiane Rose; RHEINGANTZ, Paulo Afonso (orgs.). O lugar do projeto no ensino e na pesquisa em arquitetura e urbanismo. Rio de janeiro: Contra Capa Livraria, 2007.

AZEVEDO, Jorge Baptista de. Um olhar sobre o desenho na formação dos arquitetos e urbanistas brasileiros. Dissertação de Mestrado em Educação. Universidade Federal Fluminense. 2000.

ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 3ª Ed. Rio de janeiro:DP&A, 2001.

FREIRE, José Carlos Serrano. Seja o professor que você gostaria de ser. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários á prática educativa. 42ª Ed. São paulo, Paz e Terra, 2010.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado & Sociedade. 4ª Ed. ver. São Paulo: Moraes, 1980.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a Educação como prática da liberdade.São Paulo: Editora WMF. Martins Fontes, 2013.

LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática (série cadernos de Gestão). Petrópolis: Ed. Vozes, 2011.

ILLICH, Ivan(org). Um mundo sin escuelas (tradução de Marco Antonio Pulido). Mexico: editorial Nova Imagens. 1977. 

KAUARK, Fabiana ; Muniz, Iana. Motivação no ensino e na aprendizagem. Competências e criatividade na prática pedagógica. 2ª Ed. Rio de janeiro: Wak Ed., 2011.

MEIRA, Maria Elisa. A Educação do arquiteto e urbanista. Valeska Peres Pinto e Isabel Cristina Eiras. Piracicaba: Editora Unimep, 2001.

PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Práticas acadêmicas e o ensino universitário: uma etnografia das formas de consagração e transmissão do saber na universidade. Niterói: Eduff, 1999.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira Romanelli. História da Educação no Brasil. 10ª Ed. Petrópolis (Rio de Janeiro), 1978.

SALTINI, Cláudio J. P. Afetividade & Inteligência: A Emoção na Educação. Vol.1Rio de Janeiro: DP&A. 1999.

SEBACH, Simone (org). Arte e Didática (coleção Como Bem Ensinar). Petrópolis: Ed. Vozes, 2010.

Outras referências

Cadernos ABEA – diversos números, destacando as publicações 21 (Experiências práticas no ensino de Arquitetura) e 23 (Caderno Político Pedagógico)

ALBORNOZ C.; MEJÍA C.; RESTREPO F.; VILLAZÓN R.; Saga M., La enseñanza de la arquitectura en primer año: estudios comparados. Departamento de Arquitectura. Universidad de Los Andes. calborno@uniandes.edu.co. 2015. PDF in https://www.semanticscholar.org/paper/Education-of-an-architect-%3A-a-point-of-view%2C-the-of-Franzen-G%C3%B3mez/72f4bdef623185a57c4f865a9b6516e7683ca1a7

HEATH,  TOM.  Learning Architecture Teaching Architecture: A Guide for the Perplexed. Queensland University of Technology. Australia,2020In https://www.researchgate.net/publication/336047824_Learning_Architecture_Teaching_Architecture_A_Guide_for_the_Perplexed/link/5d8c7a7d458515202b690ea8/download.

LESCOP, LAURENT. Enseignement de l’architecture : pratiques à inventer. Societé Française des architectes. Bulletin nº 56. École nationale supérieure d’architecture… França,2020. In https://www.researchgate.net/publication/341985739_Enseignement_de_l’architecture_pratiques_a_inventer

RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Alegria,desejo e autonomia no ensino de projeto de arquitetura1. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Pelotas.2021

Atualizações

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