Corpo Docente

O PPGAU UFF conta com um corpo docente de atuação fortemente multidisciplinar, baseado em campos clássicos do conhecimento, complementados progressivamente com professores envolvidos em novas áreas de conhecimento, ampliando a variedade de abordagens e preenchendo lacunas anteriores. Contamos com arquitetos e urbanistas, socióloga e geografo com doutorados em Arquitetura, Planejamento Urbano, Antropologia Social, Geografia, Planificação Territorial, Gestão Urbana, Engenharia de Produção e Desenho Urbano.

Os expertises expressam a Área de Concentração em Produção e Gestão do Ambiente Urbano: da teoria social e geografias crítica e humanista a especialistas em novos métodos de análise da sustentabilidade arquitetônica e urbana, sistemas de informação geográfica e simulação computacional de cidades.

Esses expertises também expressam diretamente as três linhas de pesquisa do Programa e orientam os projetos de pesquisa [LINK] desenvolvidos no seu âmbito.

O perfil do corpo docente é marcado pela experiência acadêmica e balanceada com perfis individuais de professores em trajetórias e envolvimento em temas inovadores – da condição da mulher nos espaços públicos ao uso de tecnologias de simulação em pesquisa urbana – e em estágios distintos, de professores recém ingressos no PPGAU UFF aos fundadores do Programa em 2003. O tempo médio de doutorado do total de professores é de 18 anos e 10 meses.

 

 

O corpo docente conta com sete Bolsistas de Produtividade do CNPq em 2020, três dos bolsistas PQ1 e quatro, PQ2:

José Pessôa (CNPq 1C)
Marlice Soares de Azevedo (CNPq 1B)
Vera Lúcia Rezende (CNPq 1B)
Fernanda Sánchez (CNPq 2)
Fernanda Furtado (CNPq 2)
Andréa Sampaio (CNPq 2)
Vinicius M. Netto (CNPq 2)

 

 

 

37% dos professores do quadro permanente têm bolsa Produtividade CNPq, indicando expertise de referência em seus campos de atuação. Tivemos ainda 6 professores ascendendo à categoria de Professor Titular no Quadriênio.

O corpo docente permanente tem ainda dois bolsistas FAPERJ dos Programas Cientista do Nosso Estado (CNE) e Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE):

José Pessôa (FAPERJ CNE)
Louise Land Bittencourt Lomardo (FAPERJ CNE)
Andréa Sampaio (FAPERJ JCNE)

A dedicação e qualidade da orientação e ensino aparecem como claras características desse grupo de professores, como fica evidente na autoavaliação de discentes e egressos. A orientação é vista entre 67.8% dos discentes como de alta qualidade, 28.8% como de boa qualidade, e apenas 3.4% aponta ser de razoável qualidade (item 1.4 do Relatório).

A média de orientações no quadriênio foi 4.5 orientações por docente por ano.

A composição dos quadros de permanentes e colaboradores segue dinamicamente o perfil, ênfases e estágio de produção dos professores.

Professores permanentes
No quadriênio 2017-2020, passamos a ter 19 professores permanentes:

Andréa Sampaio – Doutora em Urbanismo há 14 anos (PROURB/ FAU – UFRJ, 2006) e Pós-Doutorado (CES – Universidade de Coimbra, 2016). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestra em Desenho Urbano.
Dinah Papi Guimaraens – Doutora em Antropologia Social há 22 anos (MN – UFRJ, 1998) e Pós-Doutorado (UNM – University of New Mexico, 1999). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestra em Antropologia Social.
Eloísa Carvalho – Doutora em Urbanismo há 14 anos (PROURB – UFRJ, 2006) e Pós-Doutorado (PROURB – UFRJ, 2019). Área de formação: Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestra em Geografia.
Fernanda Sánchez – Doutora há 19 anos (PPG – USP, 2001). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Mestra em Planejamento Urbano e Regional e Doutora em Geografia.
Fernanda Furtado – Doutora em Arquitetura e Urbanismo há 21 anos (FAU – USP, 1999) e Pós-Doutorado (USP – Universidade de São Paulo, 2010). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestra em Planejamento Urbano e Regional.
Gerônimo Emílio Almeida Leitão – Doutor em Geografia há 16 anos (IGEO – UFRJ, 2004). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Geografia.
Glauco Bienenstein – Doutor em Planejamento Urbano e Regional há 20 anos (IPPUR – UFRJ, 2000) e Pós-Doutorado (IE UNICAMP, Instituto de Economia da Unicamp, 2010). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Geografia.
Jorge Baptista de Azevedo – Doutor em Geografia há 13 anos (IGEO – UFF, 2007) e Pós-Doutorado (UNIVERSITÉ PARIS 8 Vincennes Saint-Denis, 2015). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Educação.
José Pessôa – Doutor em Arquitetura e Urbanismo há 28 anos (IUV, 1992) e Pós-Doutorado (UC – Universidade de Coimbra, 2007). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Especialista em Conservação e Restauração de Monumentos e Conjunto.
Louise Land Bittencourt Lomardo – Doutora em Planejamento Energético há 20 anos (COPPE – UFRJ, 2000) e Pós-Doutorado (COPPE e ISE FRAUNHOFER – Fraunhofer, 2013). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Localização Industrial e Esp The European Reference For Building Simulatie e Mestra em Engenharia Nuclear.
Luciana Nemer – Doutora em Engenharia de Produção há 18 anos (COPPE – UFRJ, 2002) e Pós-Doutorado (PPGAU – UFES, 2016 e PPGHIS – UFES – em curso). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestra em Engenharia Civil.
Maria de Lourdes Pinto Machado Costa – Doutora em Arquitetura e Urbanismo há 22 anos (FAU – USP, 1998) e Pós-Doutorado (USP – Universidade de São Paulo, 2009). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Urbanismo e Mestra em Arquitetura e Urbanismo.
Marlice Soares de Azevedo – Doutora em Urbanismo, Políticas Urbanas, Planejamento e Gestão há 33 anos (IUP, 1985). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Urbanismo e Mestra em Planejamento Urbano e Regional.
Pedro da Luz Moreira – Doutor em Urbanismo há 13 anos (PROURB – UFRJ, 2007). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Urbanismo.
Regina Bienenstein – Doutora em Arquitetura e Urbanismo há 19 anos (FAU – USP, 2001). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestra em Arquitetura e Urbanismo.
Thereza Christina Carvalho dos Santos – Doutora em Desenho Urbano há 28 anos (OxBU, 1992) e Pós-Doutorado (UC, Universidade de Coimbra, 2009). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Planejamento Urbano e Regional.
Vera Lúcia Rezende – Doutora em Arquitetura e Urbanismo há 25 anos (FAU – USP, 1995), Pós-Doutorado (USP – Universidade de São Paulo, 2008).  Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Engenharia de Produção.
Vinicius M. Netto – Doutor em Advanced Architectural Studies há 13 anos (UCL, 2007) e Pós-Doutorado (NYU CUSP – New York University, 2020 e UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Planejamento Urbano e Regional.
Werther Holzer – Doutor em Geografia há 22 anos (PPG – USP, 1998) e Pós-Doutorado (UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, 2016). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Comunicação Social (cinema) e Mestre em Geografia.

 

 

O núcleo de professores colaboradores se caracteriza por sua diversidade temática:

Felix Carriello – Doutor em Geografia há 8 anos (IGEO –UFF, 2012). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Sensoriamento Remoto.
Leonardo Mesentier – Doutor em Planejamento Urbano e Regional há 19 anos (IPPUR – UFRJ, 2001). Graduado em Arquitetura e Urbanismo e Mestre em Planejamento Urbano e Regional.
Lucia Capanema – Doutora em Planejamento Urbano e Regional há 21 anos (UIUC, 1999) e Pós-Doutorado (POLIMI, Politecnico di Milano, 2019 e UFRJ, 2012). Graduada em Arquitetura e Urbanismo e Mestra em Planejamento Urbano e Regional.
Maria Laís Pereira da Silva – Doutora em Geografia há 17 anos (IGEO –UFRJ, 2003). Graduada em Sociologia, Especialista em Metodologia e Projetos em Desenvolvimento Urbano e Mestra em Planejamento Urbano e Regional.
Rossana Tavares – Doutora em Urbanismo há 5 anos (PROURB – UFRJ, 2015). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Planejamento e Uso do Solo e Mestra em Planejamento Urbano e Regional.
Sonia Taddei Ferraz – Doutora em Comunicação e Cultura há 21 anos (ECO – UFRJ, 1999). Graduada em Arquitetura e Urbanismo, Especialista em Metodologia e Projetos de Desenvolvimento Urbano e Mestre em Geografia Urbana

73% dos professores permanentes em 2020 (14 dos 19 professores) têm estágio pós-doutoral.
35% do quadro realizou pós-doutorado no exterior.

Vinicius M. Netto (2019-2020, Pós-Doutorado | Visiting Scholar, New York University)
Lucia Capanema (2019, Pós-Doutorado. Politecnico di Milano, POLIMI, Itália)
Eloísa Carvalho (2019, PROURB UFRJ)
Luciana Nemer (2019-2020, História UFES).
Werther Holzer (2016, UNICAMP)
Andréa Sampaio (2015-2016, Universidade de Coimbra)
Luciana Nemer (2014-2016, PPGAU/UFES)
Jorge Baptista de Azevedo (2014-2015, UNIVERSITÉ PARIS 8 Vincennes Saint-Denis)
Louise Land Bittencourt Lomardo (2013, Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems ISE e PPE/COPPE/UFRJ)
Fernanda Furtado (2009-2010, USP)
Glauco Bienenstein (2009-2010, UNICAMP)
Maria de Lourdes Pinto Machado Costa (2009, FAU-USP)
Thereza Christina Carvalho dos Santos (2008-2009, Universidade de Coimbra)
José Pessôa (2007, Universidade de Coimbra)
Vera Lúcia Rezende (2007, FAU-USP)

 

 

Credenciamento e recredenciamento de professores

Revisado em 2018, o Regulamento de Credenciamento e Recredenciamento define os critérios para professores em suas aspirações à condição de professores permanentes ou colaboradores no PPGAU UFF. O ciclo avaliativo ocorre a cada 4 anos, com abertura de edital, coincidindo com o início dos períodos quadrienais organizados pela CAPES.

A produção dos professores ainda é acompanhada anualmente, com contabilização associada à preparação para relatórios da evolução gradativa da produção na quadrienal, e apresentação dos resultados em reunião de colegiado, seguida de debate e apontamentos de pontos a fortalecer e caminhos de avanço, como a criação da iniciativa de tradução de artigos para submissão a periódicos no exterior financiada pelo Programa, como meio de intensificação.

Os professores devem apresentar tanto no credenciamento quanto no recredenciamento uma produção acadêmica de caráter bibliográfico e técnico de qualidade atestada em campos aderentes à Área de Concentração, às Linhas de Pesquisa e aos Objetivos do PPGAU UFF, e em alinhamento com seu Planejamento Estratégico. A avaliação é realizada por Comissão própria constituída para classificar, conforme critérios de pontuação rigorosos e definidos com base nos critérios da Capes, os candidatos.
O Regulamento de Credenciamento e Recredenciamento também é revisado a cada ciclo avaliativo.

 

 

Critérios de credenciamento

Para o primeiro credenciamento, o candidato a docente permanente deve atender às seguintes exigências:
Ter o grau de Doutor.
Apresentar plano de trabalho coerente com os objetivos e área de concentração do Curso. A avaliação da pertinência da proposta é realizada por um Relator e submetida ao Colegiado.
Ter orientado pelo menos 2 alunos de pós-graduação (lato ou stricto sensu), iniciação científica ou extensão. Esta exigência poderá ser desconsiderada em caso de produção acadêmica relevante do professor, a critério do Colegiado.
Apresentar produção intelectual de caráter bibliográfico em áreas pertinentes aos objetivos e área de concentração do Curso, no quadriênio anterior, igual ou superior à nota 5, conforme critério de pontuação (veja abaixo).
Participar de Grupo de Pesquisa em atividade, cadastrado no CNPq.

 

 

Critérios de recredenciamento

Para a recredenciamento, o docente permanente deverá:
Ter exercido a orientação de ao menos um aluno do Programa, com dissertação ou tese aprovada, no quadriênio.
Apresentar produção intelectual bibliográfica no quadriênio anterior em áreas pertinentes aos objetivos, área de concentração e linhas do PPGAU UFF igual ou superior à nota 5,5 conforme critério de pontuação (veja abaixo).
Oferecer disciplina na pós-graduação com intervalo máximo de 1 ano entre disciplinas.
Ter participado de pelo menos duas comissões ou representações do Programa no quadriênio anterior.
Participar de projeto de pesquisa do programa.

 

 

Pontuação

Itens de produção: publicações de artigos em periódicos com classificação Qualis; livros; capítulos de livros; artigos em anais de congressos científicos; organização ou edição de publicações.

Periódicos
Qualis do periódico:  A1-A2-B1-B2-B3-B4-B5

Pontos

100-85-70-60-50-30-10

Pontuação:

Notas: Consideramos a média geral dos Programas no quadriênio anterior (207 pontos) para estabelecer as notas:
– artigos por docente permanente ≥ 207 pontos , nota do item: 5,0
– 207 pontos > artigos por docente permanente ≥ 150, nota do item: 4,0
– 150 pontos > artigos por docente permanente ≥ 100, nota do item: 3,0
– 100 pontos > artigos por docente permanente > 0, nota do item: 2,0
– artigos por docente permanente = 0 pontos, nota do item: 0

Livros
Pontuação
– Autoria própria de livro: nacional: 8 pontos; internacional: 10 pontos
– organização de livro e catálogo de exposição, único editor: 7 pontos
– autoria múltipla incluindo de professor do programa e professores externos: 8 pontos
– autoria múltipla de professores do programa: 3 pontos para cada professor
– capítulo de autoria única: internacional 3 pontos; nacional: 2 pontos
– capítulo de autoria múltipla de professores do programa: 1 ponto por professor
– capítulo de autoria de professor do programa com discente ou professor externo: 3 pontos
– verbetes, prefácios e apresentação de livro: 1 ponto

Notas:
– produção por docente permanente ≥ 10 pontos, nota do item: 3,0
– 10 pontos > produção por docente permanente ≥ 4, nota do item: 2,0
– 4 pontos > produção por docente  permanente ≥ 2, nota do item: 1,0
– 2 pontos > produção por docente permanente > 0, nota do item: 0,5
– produção por docente permanente = 0 pontos, nota do item: 0,0

Anais de Evento
Pontuação
Para as publicações do tipo trabalho em anais de eventos, atribuí-se 1,0 ponto para cada artigo.

Notas
– produção por docente permanente ≥ 3 pontos, nota do item: 2,0
– 3 > produção por docente permanente ≥  2 pontos, nota do item: 1,5
– 2 > produção por docente permanente ≥ 1 ponto, nota do item: 1,0
– 1 > produção por docente permanente > 0, nota do item: 0,5
– produção por docente permanente = 0 , nota do item: 0,0

Levando-se em conta as notas atribuídas aos artigos, livros, capítulos e eventos, a nota mínima para renovação do credenciamento no item Produção Intelectual é 5,5.

Atualizações

Calendário e Quadro de horários 2024.1

Calendário e Quadro de horários 2024.1

METODOLOGIA DE PESQUISA: As aulas da disciplina Metodologia de pesquisa, ministrada pelos professores Rossana B. tavares, Lucia Capanema, Vinicius M. Netto, iniciarão em 26 de março de 2024. SEMINÁRIOS DE TESE III: As aulas da disciplina Seminários de Tese III,...

Translate »
Skip to content