Avaliações CAPES e Auto-avaliação

Avaliação Quadrienal 2021
Avaliação Quadrienal 2017

Autoavaliação Capes

A autoavaliação foi elaborada de forma participativa ao longo de 2020 e 2021, em reuniões da Comissão de Autoavaliação, Colegiado do PPGAU UFF e representantes da Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI UFF), Pró-Reitora Andrea Latge, e Lúcia Drummond, da Coordenação de Pós-Graduação.

O processo seguiu de perto a orientação do Grupo de Trabalho de Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação da CAPES.

Comissão de Autoavaliação:

. Vinicius M. Netto [Coordenador]

. Jorge Baptista [Professor Permanente]

. Maria Laís Pereira [Professora Colaboradora]

. Guilherme Meirelles [Pós-Doutorando]

. Maria Fiszon [Doutoranda]

. Breno Platais [Doutorando]

Autoavaliação coletiva

O processo foi conduzido via debates em reuniões de Colegiado e junto à PROPPI UFF para a elaboração participativa do método de autoavaliação conjunta, com grande proximidade aos quesitos e itens da Avaliação da CAPES para a área. O desenho das questões visou ainda sua direta utilização como alimentação do Planejamento Estratégico do PPGAU UFF.

Seguindo a orientação da PROPPI, produzimos coletivamente as questões do formulário que seria em seguida trazido a membros e egressos do PPGAU UFF. O formulário anônimo completo pode ser visto como parte do Relatório Coleta CAPES 2020, Quesito 7 “Outras Informações”.

O recurso do formulário anônimo de autoavaliação foi particularmente útil, com excelente retorno da comunidade do PPGAU UFF.

Dados coletados

Discentes 59
Docentes 19
Pós Doutorandos 3
Egressos 38
Total 119
Tabela: Distribuição dos respondentes e total de respostas

Figura: Produção intelectual do PPGAU UFF de 2013 a 2020: produção total; total excluindo egressos; produção dos discentes e produção dos egressos no período

Tabela: Produção intelectual do PPGAU UFF de 2013 a 2020.

Figura: Visão de 119 respondentes sobre a aplicabilidade, qualidade de teses, visibilidades nacional e internacional, inovação e impacto social da produção e atuação do PPGAU UFF.

Figura: Visão da orientação e ensino por parte de 59 discentes respondentes do PPGAU UFF.

Calendário e Quadro de horários 2024.1

METODOLOGIA DE PESQUISA: As aulas da disciplina Metodologia de pesquisa, ministrada pelos professores Rossana B. tavares, Lucia Capanema, Vinicius M. Netto, iniciarão em 26 de março de 2024. SEMINÁRIOS DE TESE III: As aulas da disciplina Seminários de Tese III,...