Impacto Social

1. Produção e Inovação

Impacto e caráter inovador da produção intelectual.

Abordagem dos temas buscando superar os limites das visões disciplinares.

Nossa produção tem como ênfase a busca de inovação em diferentes aspectos, explorando e desenvolvendo conhecimentos e práticas que atravessam e envolvem diferentes disciplinas.

Nossos trabalhos de pesquisa e extensão buscam a diversidade e impactos sociais e técnicos de naturezas distintas, convergindo na escolha por procedimentos transdisciplinares e foco em tecnologias sociais, na busca de saberes e métodos, técnicas e produtos aplicáveis a soluções de transformação da sociedade. A articulação entre produtos se dá em função de sua aderência às Linhas de Pesquisa do Programa e da forte transversalidade do temas entre linhas, expressando a riqueza da Área de Concentração em Produção e Gestão do Ambiente Urbano:

i. Projeto, Planejamento e Gestão da Arquitetura e da Cidade
Universidade e Luta pela Moradia. O produto é parte do projeto de extensão “A Universidade pública e o direito à cidade: assessoria a movimentos sociais do RJ” (Proext UFF).
Escola em Transe. Projeto “Escola em Transe”, Universal MCTI CNPq; UFF Fomento à Pesquisa, UFF ANP (Apoio às Atividades Acadêmicas Não Presenciais).

ii. Cultura e História da Arquitetura, da Cidade e do Urbanismo
The Valongo Wharf Archeological Site, Rio de Janeiro, Brazil. Produto ligado aos projetos “A construção das práticas de conservação e restauração nos centros históricos brasileiros” (FAPERJ, CNE) e “O IPHAN e a construção da prática de restauração no Brasil” (CNPq, PQ1).
Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro. Produto ligado aos projetos “Salvaguarda do Patrimônio Cultural, Habitação e Reabilitação Urbana: Perspectivas Entrelaçadas” (CNPq, PQ2) e “Patrimônio Cultural e Habitação: perspectivas comparadas sobre Reabilitação Urbana” (FAPERJ, JCNE).
Sementes urbanas. Projeto “Contribuição do Arquiteto Urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos no campo do Urbanismo” (FAPERJ, Editoração).
The Social Fabric of Cities. Projeto: “Convergência de Desempenhos Urbanos: Integrando abordagens sociais, econômicas e ambientais aos impactos da morfologia”. O produto deu origem ao projeto de pesquisa “Sistemas de informação para a sustentabilidade urbana”, Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ2, com transversalidade às Linhas 1 (aplicação de métodos e resultados em projeto e gestão) e 3 (desempenho urbano e sustentabilidade).
Muros Verdes, Arquitetura Bioclimática e Grafismos Indígenas. Projeto: “Arquitetura do Vazio: Paisagens Transculturais e sua expressão nos territórios periféricos”, com forte transversalidade à Linha 3 Espaço construído, Sustentabilidade e Meio Ambiente.

iii. Espaço construído, Sustentabilidade e Meio Ambiente
Projeto de Regularização Fundiária (REURB) do Leste Metropolitano. Projeto: “REURB – Regularização Fundiária nos Municípios do Leste Metropolitano”, convênio entre Ministério do Desenvolvimento Regional, Universidade Federal Fluminense e prefeituras.

Cabe sublinhar que, em função da Plataforma Sucupira somente vincular cada produto somente a uma linha de pesquisa e um projeto, a distribuição de produtos por linha não reflete efetivamente a transversalidade dos produtos destacados. Alguns destes estão vinculados a projetos que abrangem mais de uma linha. O predomínio de produtos alocados na linha “Cultura e História da Arquitetura, da Cidade e do Urbanismo” se explica justamente pelo caráter agregador da linha em relação às suas interfaces com as temáticas de Projeto, Planejamento e Gestão, bem como Sustentabilidade e Meio Ambiente.

A descrição dos produtos abaixo será pautada nos critérios da Ficha de Avaliação da área AUD:
“Articulação dos produtos escolhidos com as linhas de pesquisa do Programa e/ou projetos de pesquisa dos docentes considerando pelo menos um dos tópicos a seguir:

(i) Articula teoria e prática;

(ii) Articula temas multi, inter, transdisciplinar;

(iii) Apresenta avanço teórico, metodológico ou aplicado à resolução de problemas;

(iv) Indica inovações práticas para o tema proposto;

(v) Caracteriza-se como tema eminentemente prático que tenha impacto técnico, cultural, social, econômico em âmbito local, regional e/ou nacional.”

2. Valorização do projeto de arquitetura e urbanismo

O projeto e o planejamento são focos centrais dos conhecimentos desenvolvidos no PPGAU UGG na proposta de soluções a problemas projetuais e urbanísticos. Essa característica é atestada pela autoavaliação anônima realizada junto a 38 egressos e 59 discentes e docentes do PPGAU UFF (veja AUTOAVALIAÇÃO <LINK>): mais de 70% dos respondentes vê a aplicabilidade da pesquisa do Programa como alta ou boa. Nossos produtos de destaque evidenciam essa condição.

A descrição dos produtos será pautada nos critérios da Ficha de Avaliação da área AUD da CAPES (2020): “A avaliação do conjunto dos oito itens de produção quanto a valorização do projeto pode se dar em qualquer um dos seguintes tópicos:

(i) teoria e crítica do ambiente construído, produtos, sistemas ou serviços;

(ii) teoria e crítica do projeto;

(iii) metodologia do projeto (i.e. estratégias, assessoria técnica, projetos colaborativos);

(iv) planos e projetos relativos à paisagem, ao ambiente urbano, ao edifício e aos objetos das práticas do design, sejam relacionados às temáticas da vida em sociedade (…), a processos interativos (…) e a sistemas, sejam no âmbito dos negócios, das organizações, da educação e dos diferentes níveis de governo.”

Atualizações

Calendário e Quadro de horários 2024.1

Calendário e Quadro de horários 2024.1

METODOLOGIA DE PESQUISA: As aulas da disciplina Metodologia de pesquisa, ministrada pelos professores Rossana B. tavares, Lucia Capanema, Vinicius M. Netto, iniciarão em 26 de março de 2024. SEMINÁRIOS DE TESE III: As aulas da disciplina Seminários de Tese III,...

Translate »
Skip to content