Articulações nacionais e internacionais
Em alinhamento com a visão da UFF, o PPGAU UFF busca uma atuação harmoniosa entre suas atuações nas escalas local, nacional e internacional. Entendemos que esse balanço é crucial na prospecção, visibilidade e impacto da pesquisa, dos conhecimentos, ensino e assessorias técnicas desenvolvidos no Programa, e na formação de pesquisadores e profissionais capazes de impactos positivos em diferentes instâncias de atuação. Iniciamos pelas ações de internacionalização do PPGAU UFF.
Pesquisa: colaborações em projetos e redes
O programa conta com professores integrados em projetos e redes de pesquisa internacional, envolvendo parcerias com universidades e financiamentos de instituições estrangeiras: são 14 participações de 9 professores do corpo docente no Quadriênio.
Países: Argentina (1 projeto), Colômbia (1), México (1), Alemanha (1), Espanha (1), França (3), Itália (1), Noruega (1), Portugal (4), Suécia (1), Estados Unidos (2), Canadá (1), China (1), Índia (1).
- O projeto CAPES PrInt (Programa Institucional de Internacionalização da CAPES) “Immigration, Worlds of Labor and Social Inequalities”, implementado em 2019, parceria entre PPGAU UFF e PPGH (História), Programa nota 7 na CAPES. Tem como universidades parceiras: Universitat de Barcelona, Espanha, University of Illinois – Chicago/ EUA e Université de Quebec à Montreal UQAM, Canadá; e ações com a UCBerkeley/EUA, o Instituto MORA/México e Ludwig Maximiliam Universität München/Alemanha LMU. Sub-projeto: Porto maravilha – sujeitos, narrativas e disputas de lugar no grande projeto urbano: entre o branqueamento e a reinvenção. Coordenação conjunta: Fernanda Sanchez (PPGAU UFF) e Ana Maria Mauad (LABHOI PPGH). Participação: Glauco Bienenstein. Inclui mobilidade de professores e discentes (duas bolsas doutorado sanduíche, Canadá e Espanha), pós-doutorandos (bolsa Portugal) e duas bolsas Professor Visitante Junior (Alemanha e Estados Unidos).
- “Rio de Janeiro Port Area: Change Spaces, Territories in Conflict.” Área Portuária do Rio de Janeiro: Espaços em Mutação, Territórios em Conflito. Projeto Interinstitucional. Coordenadora Externa: Anne-Marie Broudehoux, Université de Quebec UQAM; docente PPGAU UFF: Fernanda Sanchez.
- “Insurgent citizenship in Brazil: The role of mega sport events” envolve o PPGAU-UFF, IPPUR-UFRJ e Høgskolen I Oslo Og Akershus (Oslo and Akershus University College, HIOA), com financiamento da Norwegian Research Council NRC. Coordenação: Einar Braathen, Celina Sorbøe, Norwegian Institute of urban and Regional Research NIBR. PPGAU UFF: Fernanda Sanchez e Glauco Bienenstein.
- “Planning and conflict: Urban planning experiences in a social conflict contexto” é um projeto coordenado por Fernanda Sánchez em parceria com o IPPUR-UFRJ e com suporte da The Ford Foundation (EUA) e FAPERJ, abordando o potencial criativo do conflito no planejamento e cidade como arena política.
- “People, places and infrastructure: Countering urban violence and promoting justice in Mumbai, Rio and Durban” é um parceria com o Amita Bide, Tata Institute of Social Sciences (TISS), Mumbai, India, e o IPPUR-UFRJ, com o apoio do IDRC/Canadá: o projeto utiliza a justiça espacial como um conceito fundamental para a análise das situações de desigualdade em cidades na Índia e Brasil.
- UNESCO Global Report on Culture and Sustainable Urban Development: regional survey for Portuguese Speaking Countries. Projeto Interinstitucional. Coordenador Externo: Walter Rossa Ferreira da Silva. Professores PPGAU UFF: José Pessôa (Consultor) e Andréa Sampaio. Projeto de Investigação sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável: pesquisa regional sobre os Países de Língua Portuguesa, no âmbito da preparação do Relatório Global sobre a Cultura e Desenvolvimento Sustentável. Project Culture and Urban Development Initiative – Convênio UNESCO/ Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
- “Les petites villes et la cohésion territoriale dans l’Europe du sud et dans l’espace atlantique: analyse comparée de longue durée.” Projeto Interinstitucional. Coordenadores Externos: Laurent Olivier Vidal, Université La Rochelle e Adelaide Millán da Costa, Universidade de Lisboa. Participante PPGAU UFF: José Pessôa.
- “Lisboa e Rio de Janeiro: A capitalidade nos dois lados do Atlântico” conta com financiamento FAPERJ/Cientista do Nosso Estado de José Pessoa, e participação de Renata Araújo, Universidade do Algarve; Walter Rossa e Luiza Trindade, Universidade de Coimbra; Pedro Cardim, Universidade Nova de Lisboa; Claudia Damasceno, EHESS; Maria Alexandra Lousada, Universidade de Lisboa; Laurent Vidal, Université La Rochele.
- O projeto “A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro (SÉCS XVII, XVIII E XIX): Anatomia dos interiores” conta com José Pessoa como consultor, coordenado por Helder Carita – IHA/FCSH/Universidade NOVA de Lisboa e financiamento da FCT portuguesa.
- “Cities as systems of information”. Pesquisa de Pós-doutorado (Visiting Scholar) no Center for Urban Science and Progress, New York University (CUSP NYU). Participação: Paul Torrens, CUSP NYU (supervisor); Claudio Silva, CUSP NYU; Chaogui Kang, Wuhan University, China.
- “A Estética Transcultural na Universidade Latinoamericana”, parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC UNIRIO) e a Université Paris 8, Saint Denis, com Bruno Cany e Jacques Poulain, coordenação de Dinah Guimaraens e participação de Jorge Baptista (PPGAU UFF).
- “Mobility as a key towards sustainable and just cities in the 21st century”. Pesquisa Lucia Capanema Alvares. Projeto desenvolvido em cooperação com o Dipartimento di Architettura e Studi Urbani (DASTU) do Politecnico di Milano e o Programa de Pós Graduação de Geografia (PosGeo) da UFF.
- “Formas de crescimento e sustentabilidade da urbanização latino-americana: estudo comparativo das periferias de Bogotá, Buenos Aires, Rio de Janeiro” ,com início em 2018, é coordenado pelos professores Werther Holzer e Eloisa Araújo (PPGAU UFF) em parceria com Mónica Giglio, Universidad de Buenos Aires (UBA) e Elquin Puentes Ramirez, Universidad Antonio Nariño (Colombia).
Intercâmbios internacionais
O PPGAU/UFF busca interfaces e interações duradouras com um amplo conjunto de programas de pós-graduação, construída em intercâmbios com centros universitárias de diferentes países. O Programa vem consolidando parcerias e convênios com instituições e centros de pesquisa de Portugal, Espanha, Alemanha, Noruega, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Colômbia, México e Argentina.
- O PPGAU UFF mantém o convênio internacional estabelecido com a École Nationale des Travaux Publics de l’État (ENTPE), sediada na Université de Lyon 3, na França. A Escola forma engenheiros na modalidade de construção civil e obras públicas, e tem também toda a linha de Urbanismo público e habitação social como linha de pesquisa, sendo esta a prioritária no intercâmbio estabelecido. Os alunos participam das disciplinas dos professores supervisores, além de integrarem os respectivos grupos de pesquisa durante o semestre, trazendo maior amplitude às pesquisas e benefícios aos grupos locais.
- O Programa mantém o consórcio com os PPGs História e Literatura da UFF, a Universidade de Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Algarve (Portugal) e a Universidade de Bologna (Itália) para a realização do Doutoramento Patrimônios de Influência Portuguesa (DPIP). Foram realizadas reuniões técnico-científicas entre os coordenadores, Walter Rossa, Universidade de Coimbra, José Pessoa (PPGAU UFF), e outros. O DPIP passou a ser parte da Cátedra UNESCO em Diálogo Intercultural em Patrimónios de Influência Portuguesa da Universidade de Coimbra, ao final de 2018, incluindo a Universidade Lúrio (Nampula), o M_EIA, Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura (Mindelo), a Fundação Calouste Gulbenkian e o Camões, Instituto da Língua e da Cooperação. A cooperação na formação e investigação do patrimônio cultural são os propósitos, alinhados com os Objetivos Estratégicos da Educação da UNESCO e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas. Estão em curso orientação e cotutela com o DPIP, inaugurado com a matrícula de Marcela Santana como Doutoranda no 2º semestre de 2017.
- A docente Fernanda Furtado faz parte da Rede internacional de professores colaboradores do Programa para América Latina e Caribe do Lincoln Institute of Land Policy desde 1995. Sua atuação como líder no tema Value Capture in Latin America, um dos pilares do Programa, se desdobra como docente em cursos e seminários internacionais, nacionais e regionais promovidos pela instituição e como pesquisadora na produção de materiais disponibilizados no site do Lincoln Institute, além da participação, a convite, como palestrante e debatedora em diversos eventos organizados pela rede do Lincoln Institute.
- O Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (NEPHU) ligado ao PPGAU UFF mantém o projeto “Planning and conflict: Urban planning experiences in social conflicts context”, com apoio da Fundação Ford e parceria com a UFRJ (IPPUR/ETTERN), iniciada em 2015.
- O PPGAU UFF e o Laboratório LabCECA, coordenado por Louise Lomardo, firmaram convênio com a Beuth Hochschule für Technik Berlin (Beuth University of Applied Sciences Berlin), iniciado no seu pós-doutorado no Instituto Fraunhofer de Freiburg sob supervisão de Doreen Kalz. Com foco nas tecnologias para a exploração de resultados na indústria, o projeto já envolveu 2 doutorados sanduíches do PPGAU UFF.
Mobilidade e atuação acadêmica
Participação de professores em instituições estrangeiras.
Pós-doutorados no exterior
A realização de estágio Pós-Doutoral no exterior vem incrementando a internacionalização do Programa. Tivemos 2 professores em pós-doutoramento.
- Vinicius M. Netto (2019-2020, Pós-Doutorado | Visiting Scholar, New York University)
- Lucia Capanema (2019, Pós-Doutorado. Politecnico di Milano, POLIMI, Itália)
O estágio pós-doutoral de Vinicius Netto “Cities as systems of information” como visiting scholar na New York University Center for Urban Science and Progress (NYU CUSP) permitiu avançar uma trajetória de pesquisa em temas de ponta, formalizar trocas em trabalhos desenvolvidos no CUSP. Trata-se de pesquisa reconhecida pela publicação em veículos no exterior como Complexity (fator de impacto 4.6), PLoS ONE (IF 2.8), e o artigo “Cities, from information to interaction”, destaque na capa do periódico Entropy (IF 2.3) em Novembro de 2018, com mais de 2500 visualizações, top 5% das publicações avaliadas mundialmente pelo Altmetric.
O pós-doutorado no Dipartimento di Architettura e Studi Urbani (DAStU), Politecnico di Milano“Mobilidade como chave para as cidades sustentáveis e justas no Século 21” de Lucia Capanema investigou como diferentes cidades são porosas para grupos marginalizados sob uma perspectiva histórica multiescalar em um contexto global, nas metrópoles do Rio de Janeiro e Milão. Produtos do estágio incluem o artigo publicado no periódico Tracce Urbane e capítulo a ser publicado pela Springer International.
Cursos de professores do PPGAU UFF no exterior
6 cursos em 4 países, ministrados por 4 professores do PPGAU UFF.
Países: Colômbia (2), Alemanha (1), Espanha (1), Portugal (2).
- Fernanda Furtado foi docente do “Seminario y Curso de Desarrollo Profesional sobre Instrumentos de Gestión de la Valorización del Suelo” promovido pelo Lincoln Institute e a Secretaría Municipal de Hacienda de Medellín, 40 horas, com 35 alunos latino-americanos e 35 alunos locais, acadêmicos e técnicos da administração pública, Colômbia, 2019.
- Fernanda Furtado foi docente no curso presencial “Suelo y financiación del desarrollo urbano: Experiencias iberoamericanas comparadas”, 40 horas, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madrid, Espanha, 2020.
- José Pessoa ministrou a disciplina “Patrimónios e Processos de Patrimonização” no Doutoramento em Patrimonios de Influência Portuguesa na Universidade de Coimbra, na cidade de Coimbra, Portugal, 2017, com nova edição em 2020.
- Geronimo Leitão ofereceu o Workshop “Urban development in Rio de Janeiro: Informal settlements, urban integration and social housing” na JADE University of Applied Sciences, Alemanha, 2018.
- Werther Holzer ministrou a disciplina “Habitar, medio ambiente y ciudad”, 44 horas, na Universidad Nacional de Colômbia, Colômbia, 2018.
Keynotes, conferências e palestras de professores do PPGAU UFF no exterior
Professores: 14 eventos em 9 países no Quadriênio.
Países: Colômbia (1), Argentina (1), México (1), Estados Unidos (2), França (2), Reino Unido (4), Alemanha (1), Portugal (2), China (1).
2020, Conferência na Journée d’Etudes, Villes et Patrimoines, Esclavage et patrimoine de mémoire au Brésil, Aix-Marseille Université, França, Jose Pessoa.
2020, Palestra em evento da Cátedra Eduardo Lourenço, Arquitetura e patrimônio nos territórios de língua portuguesa’, Aix-Marseille Université, França Jose Pessoa.
2020, Palestra na Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, Arquitetura portuguesa no traço de Lucio Costa, Guimarães, Portugal, José Pessoa.
2020, Palestra na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Arquitetura portuguesa no traço de Lucio Costa, Porto, Portugal, José Pessoa.
2020, Keynote speaker no Summer Academy 2020 on Energy Efficiency in Buildings, Beuth University of Applied Sciences, Alemanha, Louise Lomardo.
2020, Guest speaker The MIT City Science Summit, Urban experience without segregation. The MIT Media Lab, City Science Network, University of Guadalajara, Mexico, Vinicius Netto.
2020, Palestra no UCL Research Seminar, Built form: entropy and segregation, London, UK, Vinicius Netto.
2020, Palestra no Curso Investigación en Diseño, Arquitectura y Urbanismo Feministras, UBA FADU, Buenos Aires, Argentina, Rossana Brandão.
2019, Palestra no CUSP NYU Research Seminar, Cities as systems of information, New York, USA, Vinicius Netto.
2019, Keynote Speaker no 12th International Space Syntax Symposium, Information: connecting minds, cities and societies, Jiaotong University, Beijing, China, Vinicius Netto.
2018, Palestra no Centre for Advanced Spatial Analysis CASA, Cities, from information to interaction, London, UK, Vinicius Netto.
2018, Palestra no Research Seminar UCL The Bartlett School of Architecture, University College London, Cities, from information to interaction, London, UK, Vinicius Netto.
2018, Palestra Facultad de Arquitectura. Universidad Nacional de Colombia, Urbanización dispersa en el estado de Rio de Janeiro, Bogotá, Colômbia, Werther Holzer.
2018, Invited talk Course International Development, Columbia NY, Networks of encounter and segregation in public spaces, New York, USA, Vinicius Netto.
Orientação, co-orientação, co-tutela
O regime de cotutela com a Universidade de Coimbra no Doutoramento em Patrimônios de Influência Portuguesa (DPIP) gerou três co-orientações:
- Marcela Santana, por Andréa Sampaio (orientador Walter Rossa) a partir de 2016.
- Ricardo Abdalla-Coimbra, por José Pessoa (orientador Paulo Peixoto) a partir de 2018.
- Marcelle Neder por Andrea Sampaio (orientador Paulo Peixoto) a partir de 2018.
Participação de professores do PPGAU UFF em bancas no exterior
3 bancas em 3 países, com a participação de 2 professores do PPGAU UFF.
Países: França (1), Reino Unido (1), Portugal (1)
* veja 7. Outras informações
Editoria de periódicos internacionais
O Programa tem editores em 3 periódicos sediados no Reino Unido, Portugal e Suíça.
- Associated Editor: Area Development and Policy (ADP), Regional Studies Association (RSA, UK, Routledge). Docente Vinicius Netto.
- Editor-Chefe: Revista de Morfologia Urbana (RMU) (Universidade do Porto, Portugal). Periódico da Rede Lusófona de Pesquisa em Morfologia Urbana (Portuguese-speaking Network of Urban Morphology, PNUM). Vinicius Netto.
- Guest Editor, journal Entropy, Special issue “Entropy and Information in Networks, from Societies to Cities” (September 2019; MDPI Switzerland). Vinicius Netto.
Organização de eventos internacionais
- 27th World Congress of Architects UIA2021RIO: o Comitê Organizador do Congresso (2014-2020) teve como vice-presidente o docente do PPGAU UFF Pedro da Luz Moreira.
- XV Seminário de História da cidade e do Urbanismo (SHCU 2018), uma parceria PPGAU UFF e IPPUR, PROURB UFRJ e PPGDT UFRRJ no Rio de Janeiro, com as docentes Andréa Sampaio, Vera Rezende e outros.
- O Colóquio Lote e Quadra, Cidade e Território é organizado por Flávia Braga (TUR UFF) e Jorge Baptista, Werther Holzer e Eloisa Araújo (PPGAU UFF), com duas edições no Quadriênio, reúne pesquisadores e profissionais de universidades da América Latina, Espanha e Portugal.
- Atelier Internacional de Design 2017: Outros Portos. Organizado por Anne-Marie Broudehoux, Université de Quebec UQAM e Fernanda Sánchez (PPGAU UFF). Promotores: UFF, UQAM e Urbanistes du Monde. Instituto dos Pretos Novos IPN, Rio de Janeiro.
A autoavaliação do PPGAU UFF em 2021, com 119 respondentes anônimos entre discentes, egressos e professores, apontaram componentes relevantes do investimento do Programa na internacionalização: 44.5% vê como como ponto forte as parcerias desenvolvidas em projetos e redes internacionais de pequisa; 42% aponta a experiência de professores no exterior; 38.7% vê o papel da participação em eventos como importante; e 36.1% aponta a atuação em pós-doutorados e estágios de atualização no exterior como fator de peso:
O peso dos diferentes componentes na internacionalização do PPGAU UFF.
Intercâmbios internacionais
O PPGAU/UFF busca interfaces e interações duradouras com um amplo conjunto de programas de pós-graduação, construída em intercâmbios com centros universitárias de diferentes países. O Programa vem consolidando parcerias e convênios com instituições e centros de pesquisa de Portugal, Espanha, Alemanha, Noruega, Canadá, Estados Unidos, Itália, França, Colômbia, México e Argentina.
Veja mais em Internacionalização [LINK]
Política de articulação local, regional e nacional
O PPGAU UFF estrutura suas ações de inserção social sob a lógica da tecnologia social, explorando formas de integração a instituições, agências não governamentais, gestores públicos e comunidades. O objetivo é construir canais de difusão de saberes e práticas concretas junto a esses agentes, atuando na região e estendendo suas conexões nacionalmente.
Intercâmbios nacionais
O PPGAU tem laços de intercâmbio institucional com diversos programas nacionais e internacionais, seja a partir de sua interlocução direta com programas da área, ou através de seus laboratórios e grupos de pesquisa. Essa interlocução se materializa através de iniciativas conjuntas de seminários e outros eventos, em pesquisas e publicações conjuntas, em intercâmbio de estudantes e outras atividades, conforme detalhado nesta proposta.
No plano nacional, são muito frequentes e se desdobram em diversas parcerias as iniciativas conjuntas entre o Programa e outras diversas pós-graduações, em especial o PROURB, o PROARQ e o IPPUR, todos da UFRJ, com os quais praticamente todos os professores tiveram algum tipo de atividade conjunta, conforme demonstra a própria menção aos professores do Programa pelos demais cursos.
Uma busca não exaustiva às bases da CAPES mostra a vinculação dos professores do PPGAU a uma diversidade de outros cursos, em atividades que variam desde a participação em bancas até redes de pesquisas, passando por apresentação conjunta de trabalhos e organização de eventos, entre outros professores e participações:
- Andrea Sampaio: PROURB UFRJ.
- Eloísa Araujo: Arquitetura paisagística UFRJ (mestrado profissional), PROURB UFRJ.
- Fernanda Sánchez: Geo USP, GEO e Arquitetura UFMG, GEO e PPU UFPR, IPPUR UFRJ, GEO UFF, IAU USP, FAU USP, FAU UFBA; Fernanda Furtado: FAU USP, Arquitetura UFMG, UFRN-RN, FGV-SP, UFV-MG, Prourb UFRJ, Geo UFF.
- Geronimo Leitão: PROURB UFRJ, PROARQ UFRJ.
- Glauco Bienenstein: IPPUR UFRJ, Geo UFF.
- Jorge Baptista: PROARQ UFRJ, IPPUR UFRJ, FAUUSP.
- José Pessoa: Preservação IPHAN (Mestrado profissional), História social da cultura PUC RIO, CECRE UFBa (mestrado profissional), Arquitetura UFES, Artes UFES, PROURB UFRJ, PROARQ UFRJ, Arquitetura paisagística UFRJ mestrado profissional, História UFF.
- Louise Lomardo: Arquitetura tecnologia e cidade UNICAMP, PROARQ UFRJ, Planejamento energético UFRJ, Arquitetura e Urbanismo UFRN, Engenharia civil UTFPR.
- Lucia Capanema: Gestão social e educação UMA, Arquitetura UFMG, IPPUR UFRJ.
- Maria Laís: Arquitetura UFES, PROURB UFRJ, PROARQ UFRJ, IPPUR UFRJ, Geo UFF.
- Marlice Azevedo: FAU USP, Arquitetura UFES, Geo UFES, PROURB UFRJ, IPPUR UFRJ, Geo UFF; Pedro da Luz: Serviço social UERJ, PROURB UFRJ, PROARQ UFRJ.
- Regina Bienenstein: Meio ambiente UERJ, IPPUR UFRJ, Sociologia e Direito UFF.
- Sonia Ferraz: IPPUR UFRJ.
- Thereza Carvalho: Arquitetura Mackenzie.
- Vera Rezende: Arquitetura UFV, PROURB UFRJ, PUR UFRGS, Geo UFF.
- Vinicius Netto: Gestão urbana PUC PR, Engenharia civil UNISINOS, Arquitetura e urbanismo UFSC, PROURB UFRJ, PROPUR UFRGS.
- Werther Holzer: Geo USP, Geo UNICAMP, Geo UNESP/PP, Geo UFAM, Geo UFPR, Geo UFF, PROURB UFRJ, IPPUR UFRJ.
Além dos intercâmbios mencionados na escala internacional, incluímos:
- A articulação do NEPHU e do GPDU foi iniciada em 2017 com grupos de pesquisa de outras áreas e instituições: o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NEPFE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Teoria Social, Trabalho e Serviço Social (NUTSS), ambos vinculados à Escola de Serviço Social da UFF; Faculdade de Direito/ Departamento de Direito Público (SDB) e do Programa de Pós-graduação em Direito Constitucional (PPGDC); HidroUFF, vinculado ao setor de Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia Civil e Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil.
- Grupo Urbanismo no Brasil, subprojetos Niterói e Rio de Janeiro – com a participação pelo PPGAU das Profs. Vera Rezende e Marlice Azevedo, além de outros professores, em parcerias consolidadas com os programas da área da USP, UFRGS, UFSC, UFPE, UFBA, UFES e UFJF. Trata-se de rede nacional de pesquisas com forte presença em eventos nacionais e internacionais, com a coordenação nacional da Prof. Cristina Leme, da FAU USP.
- Laboratório LabCECA, coordenado por Louise Lomardo, possui vinculação com a COPPE/UFRJ, além de parcerias com instituições como a Petrobras e a Eletrobras. Atua em rede com 15 Laboratórios de Eficiência Energética com projeto capitaneado pela UFRN coordenado pelo Prof. Dr. Aldomar Pedrini, denominada Rede 3E, com financiamento da Eletrobras/Edifica. Realizou, em conjunto, o projeto de pesquisa PVE/CNPq “resfriamento de alta eficiência e e conforto térmico em edifícios de escritórios em regiões de clima quente e úmido: monitoração a longo prazo, estudo de campo com os ocupantes e estudos de simulação”, com coordenação do Prof. Luiz Pinguelli Rosa da COPPE/UFRJ.
- Grupo GESVAT – Pesquisa Gestão Social da Valorização da Terra – parcerias e iniciativas conjuntas com a UERJ (Programa Direito da Cidade), a FGV-São Paulo e a FAU-Mackenzie, além de outras como o Instituto Pólis, o Ministério das Cidades e o Lincoln Institute of Land Policy, dos EUA, através do qual são viabilizadas iniciativas conjuntas com vários programas de pós-graduação em países latino-americanos. Participam pelo PPGAU as Profs. Fernanda Furtado e Vera Rezende.
- Grupo Geografia Humanista Cultural, com a participação do Prof. Werther Holzer – atividades conjuntas com diversas instituições, sendo bastante consolidadas as parcerias com a Univ. Estadual de Londrina, com a Unesp-Rio Claro, com a FFLCH-USP e com a UNICAMP. O Grupo promove anualmente, desde 2009 os Seminários Nacionais sobre Geografia e Fenomenologia (SEGHUM), e bianualmente os Seminários Sabores da Geografia, que já estão em sua quarta edição, além de publicar, desde 2011, o periódico Geograficidade (http://periodicos.uff.br/geograficidade ), voltado para divulgar pesquisas que abordem temas afins.
- A docente Maria de Lourdes Costa participa da Rede de Dispersão Urbana, coordenada pelo professor Nestor Goulart Reis Filho, do Laboratório Estudos de Urbanização, Arquitetura e Preservação, da FAU-USP, desenvolvendo projetos derivados da temática da rede, juntamente com o egresso Julio Bentes.
- Outros intercâmbios institucionais nacionais incluem a UFPR (através de parcerias entre o grupo da Profa. Gislene Pereira daquela instituição e o GPDU, também com o GESVAT), e o IFCS/UFRJ (Laboratório LeMetro), neste caso com a participação da Prof. Maria Laís.
Estes e outros grupos de pesquisa contam com a participação efetiva de alunos de Mestrado e de Doutorado do PPGAU UFF.