Publicações e participações dos membros do PPGAU-UFF em outubro de 2022.

#Notícias, #Periódicos & Eventos, #Popularização da Ciência, #Publicações, #Publicações & Produtos

Destacamos algumas publicações e participações dos membros do PPGAU-UFF e parabenizamos a comunidade acadêmica do nosso programa pela atuação.

Em setembro ocorreu o lançamento da cartilha intitulada A Potência das Periferias – Favelas contra a Covid” que descreve 9 iniciativas, sendo 6 do Rio de Janeiro, que partiram de lideranças das comunidades do Estado para combater os efeitos da Covid nas favelas. Essa publicação é fruto de uma parceria composta pelo PPGAU, FAUUSP e o Projeto Mega Cidades (Mega Cities Project). Da nossa escola participaram Gerônimo Leitão (docente), Miguel Bustamante (doutorando), Nathália Barreto (graduanda) e Bianca Lopes (graduanda).

A versão online da cartilha ainda não está disponível, por enquanto somente a versão impressa pode ser comprada através da editora Rio Books. O evento de lançamento da publicação encontra-se disponível no youtube do IAB-RJ.

Link do lançamento no YouTube
O egresso do Mestrado João Paulo Brasil Coimbra teve o artigo “Caminhos alternativos para a priorização e para a ampliação da educação humanística e social no ensino de Arquitetura e Urbanismo publicado no segundo volume da Coletânea “Espacialidades e dinâmicas sociais: articulações entre Geografia e Planejamento Urbano”, composto de narrativas dirigidas à discussão do espaço urbano sob diferentes perspectivas.
 O livro pode ser baixado gratuitamente neste link.
A mestranda Ana Beatriz Jardim Alves foi uma das autoras do capítulo: Do curso “Epaathis” para a “Icno Athis”: Experiências Multidisciplinares no Bairro do Sapê em São José dos Campos – SP. Tal publicação compõe o livro “Formas precárias de habitação em cidades do Interior Paulista: Contextos, ações e desafios para o campo de athis” que foi lançado na sede do CAU/SP em agosto de 2022.
 O ebook encontra-se disponível para download: Baixe aqui.
Publicação de novo paper “From urban form to information: Cellular configurations in different spatial cultures“, de coautoria entre o Prof. Vinicius M. Netto, o doutorando Caio Cacholas, do PPGAU UFF, e o Prof. Edgardo Brigatti da UFRJ, no periódico Environment and Planning B: Urban Analytics and City Science (EPB).

O artigo investiga se traços culturais podem ou não ser codificados na configuração física de cidades, analisando ‘assinaturas de informação’ potencialmente contidas em combinações e complexos de edificações em 45 cidades em todo o mundo, reconhecendo consistentes culturas espaciais. A EPB é um dos periódicos mais importantes do mundo em estudos urbanos, com alto fator de impacto (IF: 3.511) e Qualis A1 na classificação CAPES.

O artigo ganhou Open Access: Leia aqui.

O mestrando Gabriel Soares da Costa teve seu artigo “O conceito da rede e a transformação urbana de Niterói (RJ)” aprovado para publicação no VII Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Enanparq) que irá ocorrer em novembro deste ano.
Link do evento.

A mestranda Bruna Cabral Gonçalves de Oliveira e a professora Eloisa Carvalho de Araújo participaram do evento VI SiBOGU, no eixo temático “Projetos, intervenções e requalificações na cidade contemporânea”, publicando e apresentando o trabalho “O mobiliário urbano como elemento de transformação na paisagem urbana“.
 Acesse os anais do evento aqui.

Além disso, as autoras tiveram um artigo selecionado para uma 2ª publicação na revista Revista Latino-americana de Ambiente Construído & Sustentabilidade que ainda encontra-se em trâmite.
A doutoranda Silvia Scoralich de Carvalho e a professora Dinah Papi Guimaraens apresentaram em 29 de setembro o artigo “As ferramentas do senhor projetam a casa-grande” no “Primer Congreso Internacional GADU Género, Arquitectura, Diseño y Urbanismo” da Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo de la Universidad de Buenos Aires, Argentina.

Informações do evento.