Oficina O Artigo Científico: da Produção à Publicação

#Oficinas, #Publicações

A Coordenação convida docentes, discentes e egressos do PPGAU UFF a participarem da Oficina “O Artigo Científico: da Produção à Publicação” a ser ministrada pelo professor Vinicius M. Netto.

A oficina tem por objetivo esclarecer o passo-a-passo para a construção de textos acadêmicos de qualidade e relevância. A publicação acadêmica é estratégia essencial à difusão de conhecimento e item indispensável à exposição dos resultados de dissertações e teses. A oficina busca qualificar os membros do programa e como consequência promover e fortalecer o PPGAU-UFF como instituição de referência no contexto nacional.

Vinicius M. Netto é Coordenador do PPGAU UFF e Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ2). Professor Associado do Departamento de Urbanismo (TUR UFF), com Doutorado em Advanced Architectural Studies (The Bartlett School of Graduate Studies, University College London UCL), foi recentemente Visiting Researcher no Center for Urban Science and Progress da New York University (2019-2020, CUSP NYU), centro de vanguarda em informática urbana.

Tem Pós-Doutorado em Desempenho Urbano (PNPD CAPES, 2009) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR UFRGS). Publicou mais de 90 artigos e capítulos de livros no Brasil e exterior, incluindo no International Journal of Urban and Regional Research (IJURR), Environment and Planning D: Society and Space (EPD), Urban Design International (UDI), European Journal of Geography (Cybergeo), Complexity, e artigo de capa em Entropy (November 2018).

É autor dos livros The Social Fabric of Cities, publicado internacionalmente pela editora Routledge (2017), e Cidade & Sociedade (2014). É co-organizador de Efeitos da Arquitetura (2017) e Urbanidades (2012).

Vinicius pesquisa cidades como sistemas de informação, interação, cooperação e segregação. Introduziu em 1999 uma nova abordagem à “segregação dinâmica”, latente nas trajetórias e ações das pessoas em tempo real no espaço urbano. Desenvolveu pesquisas empíricas sobre o que chamou “efeitos da arquitetura” — os impactos de diferentes tipos e características arquitetônicas sobre o espaço público e a diversidade na microeconomia local. Pesquisou ainda as condições sociais, materiais e éticas da urbanidade. Desenvolve no momento abordagens a culturas espaciais e à morfogênese, do surgimento histórico ao funcionamento de cidades. Investiga como as pessoas produzem informação no espaço urbano, como esse ambiente de informação dá suporte à vida de seus habitantes e à cooperação social, e suas implicações sobre a busca por resiliência e sustentabilidade, centrais no planejamento urbano e no futuro de nossa sociedade.