Oficina Conhecendo o Data.Rio e o Sistema de Informações Urbanas (SIURB) da Prefeitura do Rio

#Oficinas

Em dezembro de 2020, o PPGAU-UFF ofereceu a oficina “Conhecendo o Data.Rio e o Sistema de Informações Urbanas (SIURB) da Prefeitura do Rio”, ministrada por Carlos Krykhtine e Felipe Mandarino.

A oficina teve por objetivo esclarecer o passo-a-passo para a utilização do portal Data.Rio, disponibilizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que conta com mapas e dados urbanos diversos sobre a capital carioca. A oficina que buscou qualificar os membros do programa para a plena utilização das potencialidades da plataforma contou com a participação de dois oficiantes, funcionários do Instituto Pereira Passos, responsável pela organização e manutenção do portal.

Carlos Krykhtine é Arquiteto e Urbanista, servidor da Prefeitura do Rio de Janeiro há 12 anos e Mestre em Gestão Urbana e Ambiental pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense. Atualmente exerce a Coordenação Técnico de Informações da Cidade no IPP, dirigindo as equipes responsáveis pelo Sistema de Informações Urbanas (SIURB), o portal de informações – Data.Rio e a área de cartografia da cidade. Lecionou como Professor Substituto da cadeira de Projeto Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ e do Centro Universitário Plínio Leite.

Felipe Mandarino é Geógrafo e trabalha há 12 anos no Instituto Pereira Passos, onde hoje atua como Coordenador de Informações da Cidade. Tem experiência em Sistemas de Informações Geográficas, Mudanças Climáticas e, no ano de 2020, vem participando ativamente dos esforços de gestão e análises de dados no enfrentamento da pandemia da Covid-19. Além disso, faz a coordenação de Acordos de Cooperação na área de Ciências Aplicadas que a Prefeitura do Rio desenvolve com a NASA e o MIT.

Atualizações

Translate »