Dissertações 2022

Circularidade na Construção Civil: Análise e avaliação aplicadas a oito casos no Estado do Rio de Janeiro

Autor: Anacleto, Nathália Balzana

 

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Resumo: O modelo de desenvolvimento econômico vigente na sociedade global vem contribuindo progressivamente para a degradação ambiental. Ele foi intensificado após a Revolução Industrial e é baseado na linearidade da extração, produção e geração de resíduos. Esse problema é particularmente sentido na indústria da construção civil, responsável por um percentual significativo de resíduos. Respostas a esse processo incluem a proposição de um modelo econômico de produção circular, segundo o qual produtos devem ser pensados para serem reutilizados, remanufaturados, restaurados e reciclados, servindo como nutriente para um novo processo produtivo. A presente dissertação explora abordagens da economia circular voltadas para o processo de construção civil. Propõe desenvolver um método de análise das práticas e dos processos de circularidade e sua aplicação na construção civil. Busca identificar estágios das práticas de construção considerando a possibilidade de transição do sistema linear para o circular. Para tanto, a pesquisa desenvolveu um sistema de indicadores voltado para avaliar as práticas em relação a parâmetros de circularidade explorados na literatura especializada. Esse sistema de indicadores foi aplicado a oito casos de empresas construtoras atuantes no estado do Rio de Janeiro, convidadas para participarem da pesquisa. Os achados do estudo realizado sugerem indícios de diferentes estágios da indústria quanto à transição para uma produção circular. As conclusões desta dissertação trazem ainda um panorama das dificuldades e desafios enfrentados, como o acesso à informação e o estímulo à logística e suporte a práticas de circularidade na construção civil.

No subterrâneo da cidade: uma análise da espacialidade das travessias subterrâneas no subúrbio do Rio de Janeiro pela perspectiva das mulheres : uma análise da espacialidade das travessias subterrâneas no subúrbio do Rio de Janeiro pela perspectiva das mulheres

Autor: Schiavini, Giulia Gobbi Fernandes

 

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Resumo: Este trabalho se propõe a dialogar com as relações entre gênero, insegurança e mobilidade, a partir das experiências das mulheres nas passagens subterrâneas. Para isso, optei por estudar as experiências urbanas das mulheres e sua percepção sobre esses lugares de “transição”, amparada pela teoria feminista interseccional e o urbanismo feminista. Dessa forma, para compreender melhor as dinâmicas locais das travessias subterrâneas no subúrbio, foi realizado um estudo de caso, em um recorte espacial na Zona Norte do Rio de Janeiro, amparado por análise apresentada a partir de entrevistas e idas em campo. Através da reflexão sobre a espacialidade das passagens subterrâneas, a intenção é tecer um caminho de discussão para possíveis melhoras na vida urbana das mulheres na cidade.

BIM em projetos de arquitetura no Rio de Janeiro: panorama e desafios

Autor: Newlands, Akhiris de Araújo

 

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Resumo: A digitalização dos processos e ferramentas na rotina dos profissionais da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) tem se intensificado nas últimas décadas. As tecnologias para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos passaram por transformações que alavancaram a produtividade do setor, e vêm alterando as rotinas dos profissionais que trabalham na área. Após a alta dos softwares de desenho assistido por computador (CAD) nas décadas de 70, 80 e 90, que transferiram o trabalho anteriormente realizado em pranchetas analógicas para uma máquina que permitia rápida alteração e compartilhamento através de discos de armazenamento portáteis, a tecnologia de modelagem da informação da construção (BIM) concretizou o que é considerada a segunda ruptura metodológica no processo projetual. Seu uso crescente a partir dos anos 2000 movimentou o setor com a promessa de um ambiente integrado e mais eficiente, onde se constrói virtualmente para depois executar a obra através de um planejamento mais inteligente. Diversos países instauraram normatizações e mandatos para a disseminação da tecnologia, com a prerrogativa de melhorias no setor e economia das reservas públicas. O Brasil acompanha o cenário internacional e instaura um decreto, no ano de 2018, que propõe a promoção de investimento em BIM e sua difusão no país, com o objetivo da instauração de sua obrigatoriedade para a licitação de obras públicas, a partir de 2021. Alguns estados brasileiros também investem em normatizações locais para a disseminação da plataforma BIM, incluso o Rio de Janeiro através do decreto estadual n° 46.471. Apesar disso, ainda faltam estudos que demonstrem de forma efetiva como essa evolução se sucede na prática cotidiana dos escritórios, principalmente quando considerada a escala municipal. Esse trabalho objetiva uma avaliação qualitativa da inserção da tecnologia BIM na cidade do Rio de Janeiro em dez escritórios de arquitetura através da aplicação de formulários.

Corpos que não valem a pena: a inter-relação entre gênero, prisão e espaço urbano

Autor: Mozer, Irio

 

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Resumo: O objetivo desta pesquisa é tratar a alavancada da criminalização e do encarceramento de mulheres a partir de uma trama sustentada pela ideologia punitivista, a acumulação do capital e a consolidação do patriarcado na constituição de uma sociedade colonizada e racista. O estudo é guiado pelo método historiográfico sob a técnica compreensivo-interpretativa que aborda a gênese de um Estado Penal no Rio de Janeiro, a identificação de uma rede de violências que tem como ferramenta as políticas de transformação no território. Indo além, o imaginário que permeia as espacialidades, urbana e criminal, e o processo de degradação das mulheres na obra de Silvia Federici. Em contraponto, a fim de construir uma teorização crítica, disserto sobre os conceitos feministas que ampliam o pensamento marxista, como a “teoria da reprodução social” e o reflexo dos papéis de gênero na binariedade dos espaços público x privado. Busco contribuir na produção de uma epistemologia feminista, e agregar saber no confronto de um tema mal explorado no campo da arquitetura e urbanismo, compondo assim, uma base teórica para futuras políticas públicas para mulheres e outros corpos dissidentes.

Locação social como uma alternativa de política habitacional: a necessidade da diversificação de modalidades habitacionais para provimento de moradia digna no Brasil

Autor: Marins, Bruno da Costa

 

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Resumo: A precariedade habitacional nos municípios brasileiros é uma realidade. Tratase da consequência de diversos fatores históricos, entre eles, um processo de industrialização que submeteu a classe trabalhadora a baixos salários, insuficientes para cobrir os custos da reprodução de sua força de trabalho, impossibilitando-a assim, de ter acesso ao mercado formal de moradia. Neste contexto, o Estado brasileiro, ao que tudo indica, tem se mostrado incapaz em atender à demanda social por moradia digna. No tratamento da questão da moradia, o Estado tem priorizado o provimento de unidades habitacionais sempre através de financiamento bancário, o que tem acarretado na exclusão da parcela mais empobrecida da população. Neste cenário, argumenta-se neste trabalho que o aprofundamento da reflexão sobre uma política habitacional que inclua um programa de locação social, estruturado como uma ação do Estado, pode representar uma contribuição adicional na busca por resultados mais efetivos voltados à mitigação do provimento de habitação de interesse social1. A dissertação está organizada em 5 (cinco) partes: além de uma introdução que apresenta o tema, seguem-se notas sobre o processo de urbanização brasileiro e a questão da habitação, um panorama geral sobre a locação social na América Latina e Europa, complementado por uma revisão das experiências das cidades de São Paulo e Maricá, as vantagens da adoção da locação social, concluindo com uma sistematização das reflexões realizadas, buscando desvelar alguns dos principais desafios, obstáculos e dificuldades da locação social como uma alternativa de política habitacional no Brasil.

Festa, noite e cidade: um olhar sobre o fenômeno

Autor: Hrihorowitsch, Victoria Teles

 

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Resumo: Considero espaço público, um lugar de experiências coletivas. Partindo dessa premissa, trato que a apropriação dele se dá quando existe a intenção de reunião e experimentação a partir de organizações coletivas que usufruem e se propõem a ocupá-lo de maneira que diverge do uso planejado. Sendo assim, levando em consideração a história de ocupação analisada pelos autores Ana Clara Torres Ribeiro, Judith Butler, Paola Jacques Berenstein, Henri Lefebvre, Luiz Antonio Simas, entre outros; e as discussões dos processos de apropriação cultural no espaço público, em especial as festas no turno da noite na região central do RJ, busco debater o conceito de espaço público e as disputas envolvidas nas relações entre as pessoas e o espaço. Faço uso de uma metodologia corpográfica, segundo Paola Jacques, além da análise histórica, partindo de uma observação participante natural, para conseguir incluir outras camadas no estudo sobre planejamento urbano que não costumam ser consideradas no planejamento tradicional. Parto da premissa de que a cidade se realiza pelo corpo e que se estabelece subversões de usos e ressignificações da ideia de espaço público.

Será possível ter uma habitação popular sustentável? Estudo de caso no Conjunto Habitacional Cajuru – Sacramento - MG

Autor: Borborema, Caroline Reis de Souza de

 

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Resumo: O conceito de sustentabilidade vem sendo cada vez mais introduzido nos projetos arquitetônicos e urbanísticos, e se apresenta como um caminho possível frente às crises ambientais e sociais. Contudo, o tema é pouco debatido quando se trata do contexto da habitação popular. O crescente aumento populacional seguido por intensificação da desigualdade social dificulta o acesso à moradia para a comunidade de baixa-renda. Neste sentido, observa-se que as políticas habitacionais, há muitos anos, buscam sanar o déficit habitacional. Porém, tais iniciativas ignoram princípios básicos para qualidade arquitetônica e urbanística, como também os impactos gerados no meio ambiente e na vida dos moradores. Sendo assim, este estudo se propõe a trazer o conceito de sustentabilidade como solução para a melhoria da qualidade da produção da habitação popular no Brasil através da discussão do uso do tijolo de solo-cimento como uma real alternativa na produção habitacional. Para tal foram realizadas pesquisas bibliográficas exploratórias no intuito de se levantar o “estado da arte” do tema proposto. Para a identificação do “estado da prática” procedeu-se o estudo de caso em conjunto habitacional. Os resultados indicam a importância da disseminação de técnicas construtivas sustentáveis alternativas, bem como programas e ações sistêmicas com este foco, especialmente ações ligadas a sustentabilidade objetivando redução do impacto ambiental.

Entre o concreto e o abstrato: uma análise sobre as imagens representativas de Niterói no período de 1964 a 1996

Autor: Costa, Gabriel Soares da

 

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Resumo: Com o objetivo de compreender a consolidação das imagens de Niterói mais relevantes no período entre 1964 e 1996, e sua relação com as transformações urbanas vividas pela cidade, a dissertação estrutura um método próprio, a partir de uma visão tripartite que une os campos da Filosofia, da Morfologia Urbana e da História Urbana de Niterói. A partir da teoria desenvolvida pelo morfologista Giancarlo Cataldi, o método proposto discute a dualidade “concreto x abstrato”, entendendo a cidade como um ente complexo que permeia os campos material e imaterial, permitindo ensaios sobre suas diferentes acepções, dentre as quais, as cidades “vividas”, “sentidas” e “pensadas”. Definido, então, o método de análise, a dissertação volta-se para a apresentação da historicidade de Niterói, desde sua formação, por considerá-la elemento primordial para a investigação pormenorizada do recorte temporal definido como objeto de estudo. Assim, é sugerida uma linha do tempo imagética do século XX, em que são apresentadas as três imagens que são aprofundadas: “a capital do progresso” (1964-1975), “a ex-capital” (1975-1989) e a “cidade da qualidade de vida” (1989-1996). Dessa maneira, percebe-se que essa construção das imagens em Niterói tange questões intrínsecas à sua identidade, como a capitalidade, a relação com a cidade do Rio de Janeiro, sua topografia, o contexto socioeconômico metropolitano, além da participação dos diversos agentes que contribuem para a formação dos espaços urbanos.

Carlos Nelson Ferreira dos Santos: a história de um arquiteto e urbanista da primeira geração pós-Brasília

Autor: Maciel, Tiago Andrade Vieira

 

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Resumo: Trajetória do arquiteto e urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos durante as suas décadas de atuação profissional, entre 1960 a 1980. Explica o contexto da emergente crítica brasileira ao modernismo por meio da produção textual do arquiteto. Recupera a experiência da urbanização da favela de Brás de Pina. Destaca a importância do trabalho de Carlos Nelson para a Companhia de Desenvolvimento Comunitário (CODESCO), para o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e para a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF). Finalmente, propõe uma releitura do livro A cidade como um jogo de cartas afim de evidenciar sua importância e sua condição sui generis para o campo da arquitetura e do urbanismo no Brasil.

O impacto do home office no centro do Rio de Janeiro: o uso habitacional como ação dos agentes nos espaços ociosos

Autor: Oliveira, Yasmin Machado

 

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Resumo: A área central do município do Rio de Janeiro enfrenta uma acentuada ociosidade devido a sua função especializada. tendo sua utilização pautada na atividade comercial. Com a deflagração da pandemia de Covid-19 o cenário de subutilização da região foi ampliado, a necessidade de isolamento social e a grave crise econômica modificaram as possibilidades laborais, impactando diretamente na utilização da área de estudo. O test drive coletivo do home office no mercado brasileiro, proporcionado pela calamidade sanitária, têm se mostrado positivo e com amplas expectativas de adesão a longo prazo. Este trabalho pretende discorrer sobre a reapropriação dos diversos agentes modeladores do espaço para o parque imobiliário construído no centro do Rio de Janeiro, a partir da hipótese de um novo processo de esvaziamento pela adoção permanente do home office pelas empresas. A pesquisa está estabelecida no período em que a pandemia relatada está em curso, com isso, esperase trazer um relato do cenário atual sobre o problema em foco. Para tal, faz-se necessário a utilização da imprensa como fonte de informações sobre o fenômeno. Aliado a esta, uma perspectiva da evolução histórica do bairro e as ações dos diversos agentes sobre o solo central. Espera-se colaborar nas análises da situação do centro do Rio de Janeiro durante a pandemia, entendendo os efeitos que o isolamento social está causando. Além de contribuir para o aprofundamento da investigação sobre habitação na área central identificando as possibilidades apresentadas para o parque imobiliário disponível, colaborando assim para ampliação das oportunidades de reativação de todos os setores do bairro.

As remoções de favelas que resultaram em espraiamentos urbanos e em novos bairros, o caso do bairro-favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro

Autor: Sá, Andreia Pavoni

 

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Resumo: A pesquisa desenvolve, a partir das décadas de 50 e 60, a questão das remoções de favelas e as suas consequentes relocações para conjuntos habitacionais, distantes e espraiados da centralidade, na cidade do Rio de Janeiro, que com o passar do tempo, perpassando por modificações e adaptações, expandiram-se para além dos limites iniciais oferecidos e resultaram em novos bairros. Ainda, constitui-se como uma iniciativa de análise, a configuração atual de algumas localidades do território da cidade do Rio de Janeiro, especificamente da Cidade de Deus, inferindo ter sua origem por ações públicas implementadas tempos atrás, traduzidas pela prática de erradicação de favelas, por uma produção habitacional e uma infraestrutura urbana deficientes. Busca-se compreender também a evolução urbana desse inicial conjunto habitacional, que hoje, é o instituído e consolidado bairro Cidade de Deus, no qual se fazem presentes, invariavelmente, alguns conceitos refletidos nesse trabalho como centralidade, favelização, espraiamento urbano e todos os outros correlatos a esses, como carência de infraestrutura urbana, criminalidade, informalidade, moradias precárias… Observa-se que a dinâmica homem – moradia – trabalho – lazer foi alterada quando os moradores envolvidos nos processos de desapropriação, retirando-os dos espaços em que viviam e os alocando nas periferias, foram distanciados dos serviços públicos, dos transportes, da infraestrutura urbana, das amenidades urbanas, assim fazendo-os buscarem adaptação às novas localidades, como também adequarem essas às suas necessidades. E consequentemente, as relações socioeconômicas, os novos usos do solo, os ganhos de territórios e junto ao crescimento populacional, modificaram os espaços da cidade.

Sustentabilidade na habitação de interesse social: um estudo através de cenários

Autor: Grzegorzewski, Flávia Costa

 

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Resumo: A palavra sustentabilidade é amplamente utilizada, causando dúvida quanto à real efetividade das ações empregadas para a sociedade e para o planeta, instigando a investigação para que os interesses econômicos não se sobressaiam em relação às dimensões sociais e ambientais. A pesquisa tem como objetivo analisar a sustentabilidade empregada na Habitação de Interesse Social (HIS), através de uma investigação minuciosa dos critérios construtivos empregados atualmente pelo programa Casa Verde Amarela (CVA) e da análise evolutiva quando comparados com o programa anterior Minha Casa Minha Vida (MCMV), e para entender os princípios da sustentabilidade que devem ser seguidos para alcance do futuro que consideramos como sendo o ideal. Para tanto, o estudo faz uso da metodologia de cenários prospectivos e também apresenta como resultado uma reflexão dos riscos, ameaças, tendências e principais focos de investimentos para 2050, servidos como base para planejamento estratégico, que pode vir a ser tema de um trabalho posterior. Para geração dos cenários, o estudo utilizou-se das forças impulsionadoras apresentadas pelo Great Transiction Iniciative (GTI) e da técnica de entrevistas, que foram realizadas com executivos de Construtoras e Incorporadoras, assim como de representantes da área acadêmica, executivo do setor da habitação da Caixa Econômica Federal (CEF) e da subsecretaria do Rio de Janeiro. A investigação documental parte do entendimento da dinâmica da política habitacional brasileira, desde a criação do Banco Nacional de Habitação (BNH), avança pela criação do conceito de sustentabilidade e sua aplicação nas cidades e na arquitetura; permite a compreensão do conceito do desenvolvimento sustentável na moradia e dos direitos constitucionais em torno do habitar; e realiza o estudo dos requisitos dos últimos programas de HIS brasileiros e análise da dinâmica empregada pela discussão sobre sustentabilidade apresentada pelas Agendas Mundiais.

Planejamento e desempenho do sistema público de bicicleta compartilhada do Rio de Janeiro

Autor: Pacobahyba, Lucas da Silva

 

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Resumo: Este estudo tem por objetivo apresentar os parâmetros urbanísticos presentes no planejamento e no desempenho de um Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas (SPBC), tomando o sistema do Rio de Janeiro (Bike Rio) como estudo de caso. É sabido que, além dos trinta anos de planejamento cicloviário, a cidade também apresenta desafios na mobilidade urbana que fazem com que o Bike Rio se torne um modo de transporte cada vez mais atrativo, embora a sua escala de alcance seja limitada enquanto modo individual e de baixa capacidade. Recentemente, a pandemia do novo coronavírus diminuiu ainda mais a oferta de transporte na cidade, o que, por outro lado, ajudou a explicar a rápida retomada de utilização do Bike Rio após mais de um ano desde o início da pandemia. Esta retomada, assim como a usabilidade do sistema, não acontece de forma igualitária na rede de estações, visto que a soma de características urbanísticas atrativas para um SPBC se apresenta de forma distinta nas regiões onde o sistema é operado na cidade. Neste sentido, relacionar a atratividade das regiões com os dados de uso do sistema permitiu verificar que, quanto mais uma região apresenta fatores atrativos para um SPBC, maior é a sua utilização. Consequentemente, locais mais atrativos podem estar apresentando estresse de utilização, isto é, quando a oferta do SPBC ainda não dá conta da demanda atual do local. Neste sentido, relacionar os dados de uso com a atratividade das regiões e com os dados de oferta do sistema permitiu notar que, diante do contexto atual, o aumento da oferta de bicicletas e de estações se faz necessário nas regiões mais atrativas da cidade mesmo com o SPBC já existindo nestas regiões, nos casos em que a demanda ainda excede a oferta atual.

Habitação popular e epidemias no Rio de Janeiro

Autor: Costa, Mariana de Melo

 

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Resumo: As epidemias são episódios modificadores da sociedade, seja do pensamento, do cotidiano, de seus valores e nas formas de morar. Entendendo que a história nos ensina lições, o objetivo desse trabalho é analisar histórica e criticamente a influência das epidemias no desenvolvimento e agravamento das crises de habitação popular na cidade do Rio de Janeiro, além de realizar uma análise do impacto de mortalidade desses moradores em cada período e, uma análise SWOT das soluções habitacionais propostas pelo Estado. O marco temporal foi dividido no período de quatro epidemias: a chegada da febre amarela em 1849, a temida gripe espanhola em 1918, a persistente dengue do final do século XX e a atual pandemia de Covid19, e seus impactos nas maneiras de morar da população mais vulnerável da capital fluminense, com foco principal nos cortiços e favelas. Cada crise sanitária escolhida será refletida em três pilares: sua origem, a chegada ao Brasil e ao Rio de Janeiro, a respostas das autoridades políticas e médicas, o retrato da mídia e o cotidiano da população entrelaçando-as com as condições de moradia existentes e relacionando as medidas e soluções do Estado para melhoria e mitigação da inadequação habitacional dessas habitações. Finalmente, procuraremos analisar comparativamente a mortalidade das epidemias nos habitantes dessas moradias populares em cada período, além do uso da ferramenta SWOT para análise das ações governamentais utilizadas referentes à habitação popular. Quanto aos procedimentos técnicos foram feitas consultas em fontes secundárias (livros, artigos e jornais). Em arquivos da união e do município foram realizadas pesquisas iconográficas. Vale ressaltar que a viabilidade deste trabalho, neste ano atípico, se deu pela coletânea de material bibliográfico através da Internet até a presente data. O método de pesquisa é fenomenológico, por ser qualitativo e descritivo da realidade social construída como ela é entendida. A natureza da pesquisa é básica tendo o objetivo de gerar novos conhecimentos para o avanço da ciência e para tal abordou os dados indutivamente, identificando os fatores que determinam os fenômenos e explicando-os.

Espaços verdes em Oslo, Noruega e Rio de Janeiro, Brasil: a relevância socioambiental do Parque Frogner e da Quinta da Boa Vista para a paisagem urbana da cidade contemporânea

Autor: Lacerda, Clara Maria Santos de

 

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Resumo: Natureza é um conceito chave para se pensar nas dinâmicas socioespaciais da contemporaneidade, tendo em vista que tudo o que existe no mundo se constitui como pertencente a ela, inclusive as cidades. As transformações espaciais ocorridas ao longo dos séculos, culminando na expansão da lógica urbana pós Revolução Industrial, trouxe um novo cenário socioambiental, acarretando em desafios no contexto do bem-estar urbano e da resiliência das cidades da atualidade. A partir desse raciocino, a presente pesquisa abordará o panorama dos espaços verdes no contexto de planejamento urbano e ambiental de duas cidades distintas: Oslo, localizada na Noruega e Rio de Janeiro, no Brasil, dentro de um recorte temporal do final do século XIX até o atual século XXI. A questão central diz respeito a investigar como os aspectos socioambientais presentes especificamente no Parque Frogner (OSL) e na Quinta da Boa Vista (RJ) interferem e se inserem no bem-estar urbano das respectivas cidades. Para tanto, o caminho metodológico foi pautado em três categorias analíticas, a fim de proporcionar uma maior imersão investigativa na realidade dos fenômenos estudados: 1- Sociabilidade, 2- Sustentabilidade e 3- Gestão. A análise da temática da natureza urbana se pautou nos campos disciplinares da geografia cultural e arquitetura e urbanismo para investigar os aspectos socioambientais dos parques. A investigação buscou analisar as conexões entre o campo teórico do urbanismo ecológico e das cidades biofílicas e os contextos urbanos de Oslo e do Rio de Janeiro. A partir da análise qualitativa, os dois parques públicos foram considerados por meio da pesquisa bibliográfica acerca dos seus históricos de formação, além de entrevistas e análise de diferentes fontes investigadas em conjunto, visando compreender como as atividades realizadas nos dois contextos empíricos, bem como os conjuntos de ações que os preservam são experiências espaciais permeadas de significados relevantes para a compreensão das dinâmicas socioambientais da cidade contemporânea. Ao final, espera-se contribuir para uma maior conscientização acerca do papel dos parques urbanos e públicos como espaços multifuncionais de sociabilidade e sustentabilidade, além de inspirar outros estudos sobre a natureza urbana nas cidades, bem como trazer novas perspectivas com relação às possibilidades criadas pelos espaços verdes para um planejamento urbano e ambiental mais holístico neste século XXI.

Niterói de bicicleta: uma análise sobre a política de mobilidade urbana por bicicleta em Niterói-RJ e o papel do movimento cicloativista na cidade de Niterói

Autor: Botelho, Wallace Silva

 

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Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal fazer uma análise sobre a política de mobilidade por bicicleta no município de Niterói-RJ a partir da criação do programa Niterói de Bicicleta, órgão responsável pela realização do planejamento de toda a infraestrutura cicloviária da cidade e por ações de estímulo e de conscientização sobre o uso seguro desse modal. Com base nas discussões que apontam para a promoção do uso da bicicleta como uma importante estratégia na busca por uma mobilidade urbana sustentável, capaz de promover melhorias nos aspectos sociais, econômicos e ambientais de contextos urbanos atuais, Niterói vem implementando, desde o início dessa última década, intervenções no espaço urbano e políticas de mobilidade que parecem caminhar nessa mesma direção através da criação de espaços voltados para ciclistas. No entanto, abordagens que tenham como premissa o enfoque sociológico e político no estudo dos fenômenos ligados aos deslocamentos da população afirmam que falar em mobilidade significa ir além das melhorias nos meios de transporte ou no trânsito. Essas abordagens sinalizam para a necessidade de questionar o ordenamento dos lugares e territórios, a distribuição de bens e serviços, as relações de apropriação e uso do espaço, e as formas de acessar e viver no espaço urbano. No meio dessa discussão, teorias demostram que a atuação do poder público por meio de programas de incentivo, implantação de infraestrutura e a inclusão da bicicleta nas requalificações viárias tem grande potencial de aumentar a sua adoção como meio de transporte. Entretanto, muitos são os entraves que surgem na fase de implantação das ações e estratégias propostas nos planos de mobilidade, configurando-se como barreiras à sua efetivação. Deste modo, o desenvolvimento desta pesquisa contou com uma análise da distribuição espacial da malha cicloviária em Niterói e das formas de atuação dos movimentos cicloativistas junto ao poder público no que se refere às deliberações a respeito das políticas de mobilidade na cidade, além de uma identificação das principais barreiras e dificuldades encontradas pelo programa Niterói de Bicicleta na implementação das políticas em prol da mobilidade cicloviária. Os resultados das análises demostraram que há uma distribuição extremamente desigual da malha cicloviária entre as regiões da cidade, que os movimentos cicloativistas atuam de formas diversas e fogem à visão tradicional de que cabe ao ativismo social apenas o papel reivindicatório e a abordagem inflamada, e, por fim, que as barreiras identificadas apontaram para a necessidade do enfrentamento das pressões exercidas pelo mercado imobiliário, pelos interesses econômicos, pelos movimentos pró automóvel e pelas diferentes visões internas acerca da mobilidade, bem como requer mudanças e o apoio da população.

A recorrência de sinistros em patrimônios culturais no Rio de Janeiro e a memória trágica coletiva

Autor: Fonte, Gabriella Florêncio de Abreu Gonçalves da

 

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Resumo: O fogo como vilão dos patrimônios culturais edificados não é novidade, mas a forma como os sinistros são percebidos pela sociedade precisa se modificar. Os debates acerca dos incêndios que ocorrem nesses espaços acontecem de forma cíclica, bem como seus eventos, por meio de uma triste sequência presumível, composta inicialmente pelo evento trágico, seguido por uma grande comoção, chegando à necessidade de uma explicação causal e culpabilidade. Inegavelmente, esta pesquisa encontra-se presente neste processo recorrente, mais precisamente na terceira etapa, da explicação causal/ culpabilidade, que busca compreender o evento e formas de evitá-lo. O Rio de Janeiro e sua região metropolitana possuem um histórico de incêndios, dos quais muitos já não fazem parte da memória coletiva da maior parte da população. Mantendo essa postura, de região que foi palco de sinistros recentes, a torna um recorte físico relevante como estudo de caso para a abordagem na qual se tem interesse nesta dissertação. A proposta de abordagem dessa dissertação é discorrer sobre esses incêndios de bens edificados patrimoniais do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, e demonstrar através de exemplos antigos e recentes como a sua reincidência é mais frequente do que a população o percebe. Para tal, a perspectiva adotada é na assimilação da relação de apagamento das memórias do ocorrido em contraponto ao avivamento dos fatos, com a possível hipótese de compreender se, no caso do avivamento, a marcação deste momento atua como um sistema coletivo e social de prevenção para novos episódios. O objetivo desse estudo é debater e analisar como é a relação das edificações protegidas, em nível estadual e federal, após a ocorrência do incêndio, compreender como a sociedade se impacta ao longo do tempo por essas tragédias. Com a eventual possibilidade de entender o porquê nos processos de restauro de determinados patrimônios culturais se decide por apagar o ocorrido, ao passo que outros casos se decidem marcar o acontecimento durante o processo de recuperação do bem. Nesse sentido, buscou-se através dos registros da mídia jornalística criar um quadro de reincidência de sinistros nos bens culturais edificados existentes no recorte, além de compreender toda a relação de preservar a memória do fogo em contraposição a relação de memória anterior a ele.

Políticas e projetos de mobilidade urbana : a TransOceânica em Niterói - RJ

Autor: Alves, Luiz Eduardo da Cunha

 

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Resumo: Este trabalho visa contribuir para a compreensão crítica da mobilidade urbana em uma cidade brasileira. Para tanto, avalia o projeto e a implantação do Corredor Viário TransOceânica em Niterói – RJ, desde 2012, a partir de uma metodologia selecionada de análise de grandes projetos urbanos. Paralelamente, discute-se a agenda urbana hegemônica do desenvolvimento sustentável. Os resultados mostram rupturas institucionais, simbólicas, arquitetônico-urbanísticas e socioambientais na cidade de Niterói.

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