Abordagens Emergentes em Arquitetura e Urbanismo: Seminário Internacional de Pesquisa na Pós-Graduação

#Eventos, #Internacionalização

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFF foi contemplado no edital da FAPERJ “Apoio à Organização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação no Estado do Rio de Janeiro”, que  fomenta eventos científicos, tecnológicos e artístico-culturais em todo o estado do Rio de Janeiro. O projeto submetido se chama “Abordagens Emergentes em Arquitetura e Urbanismo: Seminário Internacional de Pesquisa na Pós-graduação” e explora a atualização de práticas e ensino da pesquisa frente a essas inovações e tecnologias, e às demandas de aplicabilidade da pesquisa para solução de problemas urbanos concretos. O Seminário Internacional busca produzir espaços para a composição desse painel de pesquisas e para o estímulo à criatividade e inovação na Pós-Graduação no país.

O evento que será realizado em março de 2022 junto aos PPGs: PPG FAU UnB, PPGAU+D UFC, PPGAU UFPA e PósArq UFSC, terá a presença de pesquisadores internacionais como:

• Kristine Stiphany da University of Texas at Austin, Estados Unidos;
  • Juan Ángel Demerutis Arenas do Centro Universitario de Arte, Arquitectura y Diseño, Universidad de Guadalajara, México;
  • Vitor Oliveira do Centro de Investigação do Território, Trans­portes e Ambiente (CITTA), Universidade do Porto, Portugal.

Espera-se atingir um público superior a 1000 participantes, dentre eles a comunidade acadêmica dos programas envolvidos e de demais PPGs e interessados pelo país e no exterior.
Com o apoio financeiro da FAPERJ o orçamento previsto no projeto é de R$ 19.570,00 com uma contrapartida de R$ 2.635,80 do PPGAU-UFF.

Comissão organizadora:

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (PPGAU UFF)

• Vinicius M. Netto, Coordenador, Proponente
  • Pedro da Luz Moreira, Vice-Coordenador

Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (PPG FAU UnB)

• Luciana Saboia, Coordenadora
  • Caio Frederico e Silva, Coordenador Adjunto

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo + Design da Universidade Federal do Ceará (PPGAU+D UFC)

• Clarissa Freitas, Coordenadora

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (PósArq UFSC)

• José Júlio Lima, Coordenador

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (PPGAU UFPA).

• Paolo Colosso, Coordenador