EMENTA
Fundamentos teóricos e históricos das políticas habitacionais no Brasil e referências aos demais países em especial da A. latina. O significado da política habitacional como política pública; relações com as demais políticas e programas. As questões das políticas contemporâneas e suas implicações.
OBJETIVOS
Registrar a história da habitação social no Brasil. Estudar as principais políticas, Programas e as soluções construídas: Vilas Operárias e Vias Higiênicas, Conjuntos Habitacionais e Reabilitação de Edifícios para fins de Habitação Social. Analisar o contexto histórico, a localização, os agentes envolvidos e os aspectos formais e funcionais da construção. Enriquecer o conhecimento na área através da verificação da situação atual de projetos realizados e sua capacidade de permanência.
METODOLOGIA
Atividade de aulas síncronas através do Google Meet (as aulas serão gravadas e o link disponibilizado aos discentes). A primeira hora da aula será teórica indicando-se os principais aspectos contextualizadores através das soluções construídas. Haverá um segundo momento para as dúvidas. Em seguida exercício de fixação do conteúdo. A avaliação será a redação de um artigo com diretrizes para seminário na área a ser enviado e corrigido via e-mail. As orientações para o artigo serão individuais.
AVALIAÇÃO
Serão considerados os seguintes critérios: Participação efetiva do discente – frequência mínima: 75%. Entrega do trabalho final da disciplina. Qualidade do material produzido. Entregas nos prazos determinados.
PROGRAMAÇÃO DAS AULAS
AULA 1 – Apresentação, ementa e avaliação. Panorama da Habitação Social no Brasil;
AULA 2 – Vilas Higiênicas;
AULA 3 – Vilas Operárias;
AULA 4 – Conjuntos Habitacionais IAP e os Parques proletários (anos de 1940);
AULA 5 – Bolsistas FAPERJ Projeto de Pesquisa Profa. Habitação Popular na Região Portuária do Rio de Janeiro;
AULA 6 – Conjuntos Habitacionais FCP e a Cruzada S. Sebastião (anos de 1950);
AULA 7 – Orientação para produção do trabalho da disciplina;
AULA 8 – Conjuntos Habitacionais BNH e a contraposição da CODESCO (Brás de Pina, antecedendo a urbanização de favelas) nos anos de 1960;
AULA 9 – Conjuntos Habitacionais MCMV e regularização fundiária;
AULA 10 – Habitação social e a COVID;
AULA 11 – Centro de Vitória Habitação Social ontem e hoje. As ocupações e a questão habitacional na pandemia;
AULA 12 – Rio de Janeiro 100 anos de Habitação Popular e revisão – quadro cronológico;
AULA 13 – Apresentação trabalho final da disciplina;
AULA 14 – Apresentação trabalho final da disciplina;
AULA 15 – Avaliação da disciplina.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BONDUKI, Nabil Georges. Origens da habitação Social no Brasil. Arquitetura Moderna, Lei do Inquilinato e Difusão da Casa Própria. São Paulo: Estação Liberdade FAPESP, 1998.
BONDUKI, Nabil Georges. Os Pioneiros da Habitação Social. São Paulo: Editora UNESP; Editora SESC, 2014.
NEMER, Luciana. Centro de Vitória: habitação social ontem e hoje. Serra: Milfontes, 2018.
NEMER, Luciana. Rio de Janeiro: 100 anos de Habitação Popular. Vitória: Milfontes, 2019.
SANTOS, Carlos Nelson Ferreira dos, in COSTA Maria de Lourdes, SILVA, Maria Laís Pereira da Silva. Sementes Urbanas. Carlos Nelson Ferreira dos Santos, Niterói: Rio: Eduff; Casa 8, 2017.
SILVA, Maria Laís Pereira da Favelas Cariocas: 1930-1964. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
SILVA, Maria Laís Pereira da. Reflexões sobre a Política Habitacional na Era Vargas. In REZENDE, Vera Ferreira Motta. (org). Urbanismo na Era Vargas: a Transformação das Cidades Brasileiras, Niterói: Editora da UFF; Intertextos, p. 303-331.
Obs. poderão ser indicados outros textos durante o curso.