Maria de Lourdes Pinto Machado

Professora Permanente 

Currículo Lattes   ORCID       

Graduação em Arquitetura (1966) e Especialização em Urbanismo (1972) pela FAU/UFRJ; Mestrado em Analyse Régionale et Aménagement de L’espace, pela Université de Paris 1/IEDES (Panthéon-Sorbonne) (1980); DEA – Geografia em Analyse Régionale et Aménagement du Territoire, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris (1981); Doutorado (1998) e Pós-doutorado (2009) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professora e Pesquisadora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação da EAU/Universidade Federal Fluminense desde 2002. Coordenadora do PPGAU/UFF entre 2010 e 2012. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Transformação, intervenção e gestão do território do PPGAU/UFF. Tem experiência nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Teoria da Urbanização, História e Teoria do Urbanismo Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção e gestão do espaço, Gestão municipal, Municípios fluminenses, Estado do Rio de Janeiro, Paisagem e Ambiente construído. Organizadora de diversos livros junto ao PPGAU/UFF. Obteve Bolsas do CNPq, CAPES, FAPERJ e do Ministério de Cultura e Comunicação da França.

Projeto de pesquisas em andamento

– Identidade e preservação na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro: a Barrinha, na Barra da Tijuca.

Projetos de pesquisa encerrados

– Aglomerações fluminenses – Metrópole, cidades médias e pequenas: dinâmica urbana e reestruturação territorial.

– O hoje e o amanhã da relação urbano-ambiental no Brasil. Experiências avançadas.

Informação do Grupo de Pesquisa (GP)

O Grupo de Pesquisa Transformação, intervenção e gestão do território do PPGAU/UFF investiga fenômenos urbanos revelados nas últimas década, sobretudo as transformações que se deram, basicamente, em razão dos efeitos da urbanização segundo distintas materializações sobre os espaços, associadas a variadas complexidades, escalas e lugares, dentro e fora do país e pelos correspondentes rebatimentos sobre a (re)estruturação dos territórios. As temáticas envolveram debates sobre grandes projetos e intervenções urbanas, alcançando do nível internacional ao local. Abordou processos e agentes, instâncias públicas e privadas, sem deixar de considerar as alterações em suas relações com as populações de referência. Estendeu-se pela averiguação dos desafios que pressupõem contextos industriais, comerciais, de serviços e culturais, além de abordar, entre outros, localizações, distribuição de investimentos e vocações em distintos territórios, desvendando temas emergentes, entre tantos, a mundialização da economia e seus efeitos multiplicadores. O GP TIGT mantém interação com instituições de pesquisa externas, como o Laboratório de Estudos de Urbanização, Arquitetura e Preservação – LAP da FAU/USP, coordenado pelo Prof. Nestor Goulart Reis e com o CIAUD da Universidade de Lisboa, em nome da qualificação, difusão e internacionalização no campo das ciências sociais aplicadas e áreas afins, com contribuições da pesquisadora Tânia Liani Beisl Ramos.

Componentes do GP TIGT em intervalo de Seminário Anual (2019)

Atualizações

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário 2025 2025.1 Período Letivo 1º semestre: 24/03/2025 a 26/07/2025 2º semestre: 18/08/2025 a 18/12/2025 Grade de horários 2025.1 Quadro de horários das disciplina de 2025.1: AQUI Matrícula de novos Alunos Período: 17/02/2025 a 24/02/2025 Os formulários para...

Translate »
Skip to content