Jorge Baptista Azevedo

Professor Permanente 

Currículo Lattes   ORCID       

Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Educação pela Escola de Educação UFF(1997) e Doutorado em Geografia pela UFF(2007). Pós-doutorado na Université Paris 8 Vincennes Saint-Denis, França (2015) no Projeto “L’Esthétique transculturelle à l’université latino-américaine” (apoio CAPES COFECUB), com o tema Paisagens transculturais e a estética da ruralidade nas paisagens urbanas do Rio de Janeiro. Docente deste 1991 na EAU-UFF, ensino e pesquisa de projeto e teoria do paisagismo, paisagens transculturais, representação da paisagem, desenho e ensino de arquitetura e urbanismo. Coordenador da Graduação de 2001 a 2005 EAU-UFF. Membro fundante do NDE-TCA-UFF. Vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU UFF desde 02/02/2017 até 28/02/2020. Participa dos grupos de pesquisa “História do Paisagismo” da EBA-UFRJ, “Paisagens Híbridas” da EBA-UFRJ e “Geografia Humanista” da EAU-UFF. Coordenador do Coletivo Paisagem. Foi assessor técnico do IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal e do IPLANRIO – Instituto de Planejamento do Rio de Janeiro. 2018

Projeto de pesquisas em andamento

Ensino de arquitetura e urbanismo: um processo dinâmico

 Desenvolvimento de questões sobre o ensino da arquitetura e urbanismo, articulada com a disciplina Didática Aplicada no Ensino da Arquitetura e Urbanismo, ministrada no PPGAU-UFF. Em seu desenvolvimento constam as supervisões de dois estágios de pós-doutoramento voluntários, a primeira apresenta o   Desenho como ferramenta para valorização do patrimônio edificado e da paisagem urbana, realizada junto com o prof. Luiz Neves da EBA-UFRJ (2018-2019) e a de Milena Sampaio (2020-atual) considerando o ensino de urbanismo na experiência da EAU-UFF e em outras instituições de ensino no Brasil, além de estudar questões decorrentes da pandemia para o ensino de Urbanismo e Paisagismo.

– Paisagens transculturais e sua expressão nos territórios periféricos

Estudos das paisagens marcadas pela transculturalidade, especialmente aquelas detectadas em regiões periféricas da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro e ocupadas nos primórdios de sua formação por migrantes de todo o país com bases na ruralidade. Observa aspectos culturais e estéticos ligados à ruralidade e à sustentabilidade, bem como sua associação com os processos de urbanização, com destaque para as consequências da urbanização dispersa sobre a paisagem cultural.

– A estética da ruralidade e sua presença nas paisagens urbanas do Rio de Janeiro

A pesquisa investiga a estética da ruralidade que se observa nas paisagens urbanas da Região metropolitana do Rio de Janeiro.É um processo de investigação de hábitos, tradições e produções de subjetividades ligadas ao universo rural, porém presentes na dimensão urbana e intrinsecamente articuladas com a formação cultural do brasileiro em geral. Estuda ainda, a sua relação com o conceito filosófico de bonheur.

Informação do Grupo de Pesquisa (GP)

– Lugar, Paisagem e Experiência – Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural 

Investiga a experiência contemporânea a partir do lugar e da paisagem, em diferentes áreas temáticas. A experiência do lugar e da paisagem é central em nossa relação com o mundo e na própria constituição do ser-no-mundo. Essa linha de pesquisa procura aprofundar a discussão ontológica a partir de estudos que priorizam o lugar, a paisagem e a experiência, avançando assim na coMpreensão da geograficidade em diferentes campos. Múltiplas experiências de lugar e de paisagem no contemporâneo. Percepção e sentido de lugar. Experiência de paisagem. Urbanidades, ruralidades e suas geograficidades. Existência e experiência geográficas. Políticas de lugar e de paisagem.

– Transculturalidade estética: paisagem e lugar – Lapalu-laboratório da paisagem e do lugar   

– A forma-jardim: cultura artística e visual na paisagem urbana – Grupo de Pesquisas Paisagens Híbridas 

Atualizações

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário 2025 2025.1 Período Letivo 1º semestre: 24/03/2025 a 26/07/2025 2º semestre: 18/08/2025 a 18/12/2025 Grade de horários 2025.1 Quadro de horários das disciplina de 2025.1: AQUI Matrícula de novos Alunos Período: 17/02/2025 a 24/02/2025 Os formulários para...

Translate »
Skip to content