Glauco Bienenstein

Professor Permanente 

Currículo Lattes   ORCID       

Arquiteto formando pela Universidade Federal Fluminense em julho de 1977. Cursos de extensão universitária: (i) Arquitetura e Clima pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, IAB/RJ (1980); (ii) A Fundamentação Teórica da Restauração pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, IPHAN (2000). Especializações (cursos com 360 horas ou mais): (i) Engenharia do Produto pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ (1980); (ii) Controle do Ambiente em Arquitetura pelo convênio entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, CAPES (1983); (iii) Planejamento Ambiental pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (1984); (iv) Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (1986). Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IGEO-UFRJ (1993). Doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, IPPUR-UFRJ (1995-2000, com estágio doutoral na Faculty of Economics and sociology of the University of Science and Technology of Lille, França, onde cursou o PHD Module on European Regional Development Planning (1999). Pós-doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2010). Professor Titular do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, PPGAU-UFF. Atua nos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense, NEPHU-UFF; Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano, Laboratório Globalização e Metrópole, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense, GPDU-UFF; Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ETTERN-IPPUR-UFRJ.

Projeto de pesquisas em andamento

– Conflitos por moradia em Niterói: Uma leitura em contexto de pandemia do COVID-19

O Projeto é o desdobramento do Projeto de Extensão ‘‘Acompanhando e Mapeando Conflito’’, vinculado ao programa de extensão ‘‘A Universidade Pública e o Direito à Cidade’’, com o intuito de aprofundar os estudos nos conflitos urbanos ligados à moradia em Niterói, no modelo de Planejamento Urbano em situação de Conflito, e nas consequências da pandemia do Covid-19 nas comunidades da cidade, a fim de gerar cartografias críticas que subsidiem Planos Populares e lutas por moradia.

Projeto de extensão em andamento

– A Universidade e o direito à cidade: acompanhando e mapeando os conflitos

O projeto tem como objetivo geral subsidiar o programa “Universidade e direito à cidade: assessoria a movimentos sociais no Estado do Rio de Janeiro”. As comunidades organizadas envolvidas no projeto são representadas pelo Fórum de Luta pela Moradia (Niterói), pelo Conselho Popular (Rio de Janeiro) e peloConselho Comunitário do FURBAN (Volta Redonda). A proposta dá continuidade ao trabalho desenvolvido junto às comunidades vinculadas ao programa, entendendo que a questão da moradia compreende não apenas o direito ao acesso ao teto propriamente dito, mas também aos serviços público se ao direito a um planejamento urbano que propicie uma vida digna.

Projetos de pesquisa encerrados

– Megaeventos e Metrópoles: Estudo de Caso do Rio de Janeiro.

Este projeto de pesquisa teve como objetivo investigar como a exacerbada financeirização contemporânea da riqueza e o processo de reestruturação econômica capitalista repercutiu nas metrópoles brasileiras, priorizando a análise na implementação de megaeventos na cidade do Rio de Janeiro. A reavaliação dos Jogos Pan-americanos de 2007, a análise dos preparativos para a realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 constituíram o campo empírico da pesquisa.

Projetos de extensão encerrados

– A disputa pelo território e o direito à cidade.

O projeto esteve vinculado ao Programa “A Universidade pública e o direito à cidade: assessoria aos movimentos sociais no Estado do Rio de Janeiro”. A proposta deu continuidade à assessoria prestada às comunidades envolvidas no Fórum de Luta pela Moradia de Niterói, e São Gonçalo, no Conselho Popular da cidade do Rio de Janeiro e se amplia para o Conselho Comunitário de Volta Redonda e comunidades de Seropédica. Partiu-se do entendimento de que a questão da moradia compreende acesso aos serviços públicos, à moradia digna e a um planejamento urbano interdisciplinar e que distribua os benefícios da infraestrutura urbana.

Informação do Grupo de Pesquisa (GP)

– Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos da Universidade Federal Fluminense, NEPHU-UFF.

O trabalho do NEPHU tem por objetivo contribuir para viabilizar e promover melhorias urbanas e sociais através da assessoria às comunidades organizadas, dando respaldo técnico na luta pela moradia. Atua em assentamentos urbanos habitados pela população de baixa renda e que apresentam precárias condições para seu desenvolvimento, tais como: a ocupação irregular do solo, a ausência ou a deficiência de infraestrutura e serviços públicos e precariedade de moradia. Para tanto, o NEPHU assessora as organizações locais para facilitar o envolvimento e a participação das pessoas afetadas na análise da situação e na busca de soluções. Apesar de muitas vezes a população afetada estar ciente dos problemas e das necessidades de promover mudanças, ela nem sempre dispõe dos meios para encontrar soluções adequadas para o desenvolvimento urbano e social de suas respectivas comunidades.

– Grandes Projetos de Desenvolvimento Urbano, Laboratório Globalização e Metrópole, GPDU-UFF.

– Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ETTERN-IPPUR-UFRJ.

Atualizações

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário 2025 2025.1 Período Letivo 1º semestre: 24/03/2025 a 26/07/2025 2º semestre: 18/08/2025 a 18/12/2025 Grade de horários 2025.1 Quadro de horários das disciplina de 2025.1: AQUI Matrícula de novos Alunos Período: 17/02/2025 a 24/02/2025 Os formulários para...

Translate »
Skip to content