Professora Permanente
Arquiteta Urbanista, Instituto Metodista Bennett-RJ (1980). Especialização em “Land Management and Land Development Studies” – Institute for Housing and Urban Development Studies, Erasmus University Rotterdam (IHS/EUR) – Holanda (1991). Mestrado em Geografia – UFRJ (1995). Doutorado em Urbanismo – UFRJ/FAU/PROURB (2006). Estágio pós-doutoral PROURB/UFRJ (2019). Experiência acadêmica de 1996 ao presente. Professora Associada do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense – EAU/UFF e do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPGAU/UFF. Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq: Rede de Cooperação em Urbanismo em Escala Regional, Espaço Público e Ordenamento Territorial – ReCORT -PPGAU/EAU/UFF; Cidade, Processos de Urbanização e Ambiente – LabLUPA/PPGAU/EAU/UFF; Direito e Urbanismo: práticas sociais instituintes e paisagem consentida –LADU/PROURB/UFRJ. Pesquisa o fenômeno da urbanização a partir de uma abordagem multi /transescalar e socioambiental, ênfase em planejamento e projetos urbanos, desenvolvimento sustentável do território, gestão de cidades, infraestrutura urbana, águas urbanas, requalificação e recuperação ambiental urbana, rios urbanos, paisagem multifuncional.
Projetos de pesquisas
– Infraestrutura e Cidade: relação entre espaço e meio ambiente
Privilegia análise de intervenções urbanísticas pautadas no diálogo infraestrutura e cidade/região, priorizando três categorias: mobilidade, saneamento e qualidade ambiental, com a perspectiva de prospectar iniciativas sustentáveis. Visa valorizar a compreensão dos principais sistemas de infraestrutura urbana, interações entre eles e o ambiente urbano, a partir de uma abordagem ecossistêmica do território, Compreende também abordagem sobre desafios, obstáculos e estratégias de planejamento, projeto, operação e gestão, constituindo-se como possibilidade de um novo olhar sobre o desenvolvimento da cidade, no sentido de contribuir para melhorar os serviços municipais. Busca aprofundar questões alinhadas às práticas na paisagem, aos serviços urbanos e à tecnologia.
– Revitalização Urbana: iniciativas de recuperação da qualidade espacial de ambientes urbanos a partir de uma abordagem de projetos na escala local e regional
Estuda iniciativas de recuperação da qualidade espacial de ambientes urbanos e dos seus espaços públicos. Busca investigar caminhos possíveis de se construir a ideia de uma boa cidade, em harmonia com a disposição de recursos, serviços e baseada, na equidade e na qualidade socioespacial.
– Revitalização Urbana: abordagem ambiental em projetos na escala local e regional.
Análise de iniciativas no campo da revitalização urbana a partir da investigação de instrumentos jurídico-urbanísticos, de práticas de gestão, do planejamento territorial, de processos de metropolização do espaço e da região e na condução de ações no campo do desenvolvimento sustentável do território. Compreende também investigação sobre a percepção da paisagem no campo das práticas nas cidades levando em conta as particularidades espaciais existentes.
– Águas Urbanas na Cidade Contemporânea: abordagens, exigências e possibilidades nas cidades de Maricá e Niterói
Visa investigar, revestindo-se de uma visão mais ampliada do tratamento dado à temática ambiental urbana, de que forma a tensão urbano-ambiental/ecológica se revela nas cidades fluminenses, com enfoque na temática das “Águas Urbanas” e sua repercussão nos projetos urbanos. Além da questão da disponibilidade hídrica e do abastecimento da população, a água no meio urbano será analisada sob diferentes aspectos, enfatizando o crescimento urbano, o tratamento dado às questões ambientais, as práticas de gestão do território, o desenvolvimento de ambientes saudáveis e seus efeitos na paisagem.
Considerações: Os projetos de pesquisa acima descritos, coordenados pela professora, compreendem abordagens sobre discussões em relação ao inter e intraurbano no contexto da prestação de serviços e de práticas de gestão sustentável do território, com área de atuação, preferencialmente, no âmbito do território fluminense. Analisa práticas que contribuem para dar forma e moldar bairros e cidades e práticas que expõem as vulnerabilidades de serviços urbanos e a capacidade de suporte de territórios. O que permite a pesquisadora atuar, sobretudo, nas orientações de trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica, de mestrado, doutorado, articulando produção científica e de saber, buscando, em um contexto de interdisciplinaridade, alinhar interesses dos grupos de pesquisa que a pesquisadora integra, conforme apresentado a seguir.
Grupos de Pesquisa (GP)
– Direito e Urbanismo: práticas sociais instituintes e paisagem consentida – atua como pesquisadora colaboradora, de 2003 ao presente. – LADU/PROURB/FAU/UFRJ. Liderado por: Profa. Dra. Rosângela Lunardelli Cavallazzi. Linhas de Pesquisa: a) Gestão metropolitana nas relações entre espaço e meio ambiente; b) Estruturação Espacial Urbana e Eficácia Jurídica e Social da Normativa Urbanística.
Trata-se de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, de caráter interinstitucional e multidisciplinar. Propõe-se a estudar a paisagem metropolitana à luz do direito à cidade e a avançar no conhecimento sobre as dinâmicas territoriais contemporâneas, construções normativas e direitos sociais em grandes projetos urbanos.
– Rede de Cooperação em Urbanismo em Escala Regional, Espaços Públicos e Ordenamento Territorial – RECORT. – liderado por Thereza Carvalho e vice-liderança de Eloisa. (atua de 2010 ao presente). PPGAU/EAU/UFF. Linha de Pesquisa: Morfologia Urbana
Trata-se Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, de caráter interinstitucional e multidisciplinar. Discorre sobre estudos e projetos de urbanismo com foco nas redes de espaços públicos, em escala regional e ordenamento territorial. Visa indicar ações e esforços ao aperfeiçoamento da gestão pública e na valorização do patrimônio construído e natural.
– Cidade, Processos de Urbanização e Ambiente – liderado por Werther Holzer. Vice-liderança: Eloisa (atua de 2012 ao presente). LabLUPA/PPGAU/EAU/UFF. Linhas de Pesquisa: Processos de Urbanização e Ambiente; Dispersão Urbana; Instrumentos de Intervenção Urbana; Rios e Águas Urbanas.
Trata-se de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. Tem como objetivo estudar a urbanização dispersa, como fenômeno de periferização e fragmentação das cidades, preferencialmente, em território fluminense. Investigar modos de vida urbana, práticas na paisagem e no ambiente. Aprofundar-se nos estudos dos instrumentos de intervenção urbana, nas respectivas aplicabilidades e contradições socioespaciais, a partir de inter-relações escalares e abordagens. socioambientais.