Alfredo Carlos da Luz Neto
Tema de pesquisa: O problema central da pesquisa é analisar o território em processo de ocupação na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, onde grande parte das áreas livres da cidade se localizam. sob a ótica do desenho urbano e produção imobiliária na escala regional e local.
Felipe Pereira Sardenberg
Tema da pesquisa: Refletir, dentro da esfera da educação, sobre o ensino de projeto arquitetônico que tem sido ministrado em instituições de ensino superior, especialmente privadas, visando avaliar a sua abrangência no que se refere à formação e qualificação profissional. A pesquisa busca analisar a produção acadêmica contemporânea dos estudantes de cursos de arquitetura e urbanismo, especificamente, em projeto arquitetônico; Avaliar, de forma qualitativa, o atual mercado de trabalho para o arquiteto e urbanista; Relacionar o conteúdo desta produção acadêmica dos ao que se entende sobre a realidade do mercado de trabalho; Comparar matrizes curriculares de diferentes instituições, de arquitetura e urbanismo.
Layla Christine Alves Talin
Tema da pesquisa: Estudo da territorialidade musical e da expressão poética da arquitetura e da cidade a partir do modo como soam. Busca compreender de que forma arquitetura e cidade contribuem para o silenciamento de grupos e para a exclusão sócio-racial a partir da análise etnográfica e morfológica dos espaços onde diferentes manifestações musicais acontecem.
Silvia Scoralich de Carvalho
Tema da pesquisa: A pesquisa trata de incorporar uma perspectiva feminista ao patrimônio edificado. Tendo como hipótese que adotar o feminismo enquanto metodologia proporciona uma nova capacidade de identificar nas documentações patrimoniais não apenas a ausência feminina, mas também a possibilidade da reconstrução de valor e significância dos bens, através de seus processos de tombamento e inventários. Na pesquisa em questão, tem-se o foco na opressão à mulher na sociedade brasileira, reforçada pela descrição e composição do ambiente doméstico, entendendo o século XX como ponto essencial para o desenvolvimento do modelo residencial projetado pela arquitetura contemporânea e vivenciado pela mulher da sociedade atual.
Clarisse Cunha Linke
Tema de pesquisa: A visão de futuro em construção para as cidades e para a mobilidade urbana parece estar comprometida com os desafios ambientais – mas de que forma os desafios sociais estão integrados? A presente pesquisa se propõe a explorar como as narrativas atuais sobre o futuro da mobilidade têm o potencial de gerar maior iniquidade e segregação sócio espacial, particularmente para mulheres, pessoas negras e moradores das periferias urbanas brasileiras.
Flavio Silvério
Tema de pesquisa: POÉTICAS PAISAGÍSTICAS BRASILEIRAS: uma leitura das vertentes do paisagismo nacional – A arquitetura da paisagem tem o papel de atuar em consonância com os aspectos ambientais, seja pela força de uma legislação, ou pela conscientização das pessoas diante das ações insustentáveis relacionadas à expansão das cidades. Contudo, o que vai além dessa percepção, e procuramos abordar, é a relação dessa área de conhecimento com as possibilidades conceptivas, conceituais, simbólicas e estéticas ainda inexploradas. A intencionalidade é a análise e reflexão dos movimentos paisagísticos estipulados no Brasil, trazendo a possibilidade de leitura da produção nacional de modo mais aprofundado, com delimitações mais específicas e incluindo em suas vertentes a produção puramente nativa.
Leonardo Rodrigues Pereira
Tema de pesquisa: Experiências modernistas em habitação de interesse social no Rio de Janeiro (1933-1964): propostas e realidades. Propõe-se uma análise de conjuntos habitacionais de arquitetura moderna no Rio de Janeiro criados entre a construção da Vila Operária da Gamboa e a implantação do BNH. Com foco nas modificações das configurações de espaços propostos para os moradores, pretende-se investigar quais são os propósitos por trás das continuidades e descontinuidades de soluções projetuais modernistas em experiências habitacionais no Rio de Janeiro. A pesquisa busca entender possíveis padrões de intervenções em comparação com as propostas dos arquitetos.
Cláudia Mazarakis Rubim
Tema de pesquisa: “Sítio Histórico da Prainha de Vila Velha: um estudo sobre a sua preservação”, esta pesquisa se propõe a investigar e a analisar a preservação cultural do referido sítio histórico, visando a compreender que fatores presentes, no atual contexto deste conjunto urbano protegido por lei municipal, podem implicar em sua preservação ou em sua degradação.
Isabel Thees Castro
Tema de pesquisa: Doze anos após o lançamento da Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha, num momento em que a política urbana saiu da agenda nacional e a participação popular é cada vez mais desconsiderada, foi aprovado o Programa Reviver Centro com o objetivo de atrair novos moradores, aproveitando construções existentes e terrenos vazios em uma região da cidade com infraestrutura e patrimônios culturais. A pesquisa busca compreender e discutir as políticas de habitação utilizadas na reabilitação de áreas centrais, contrapondo a matriz aprovada no Programa Reviver Centro às experiências de ocupações por moradia, resistência e autogestão na região portuária, desconsideradas pelo Poder Público.
Ray Fleury Antoine Amouvi
Tema de pesquisa: Diatópica de arquitetura tribal e ética de patrimonialização: do tradicionalismo ao desconstrutivismo da paisagem cultural. As reflexões sobre a pesquisa giram em torno do paradigma de pensamento, ação, cultural, político e econômico no âmbito da proteção e valorização do patrimônio cultural africano. Duas reflexões principais serão realizadas no âmbito do processo de patrimonialização em um contexto territorial ou paisagístico e num contexto jurídico ou legislativo. Mesmo assim, como os dois processos têm continuidades e semelhanças, será analisada a ética da potência do patrimônio cultural registrado ou tombado como valor econômico para o desenvolvimento local.