Disciplina: Tópicos Especiais em Cultura e História da Arquitetura, da Cidade e do Urbanismo II

Disciplina: Tópicos Especiais em Cultura e História da Arquitetura, da Cidade e do Urbanismo II

Emenda da disciplina:

A disciplina de Tópicos Especiais em Cultura e História da Arquitetura, da Cidade e do Urbanismo II se orienta para temas emergentes ou para o aprofundamento temático desta linha de pesquisa.  

O tema “RIO DE JANEIRO E NITERÓI: HISTÓRIA, PROJETOS E MORFOLOGIA URBANA”, destina-se a fundamentação de pesquisas sobre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, abordando os seguintes tópicos: A Formação da Cidade do Rio de Janeiro. A cidade colonial: padrões urbanos e arquitetônicos. A modernização da capital imperial no século XIX. Planos Urbanos da cidade no Século XX: Reforma Passos, Plano Agache, Plano Doxiadis e PUBRio. Preservação do Patrimônio Arquitetônico e Urbano: Tombamentos e as Áreas de Proteção do Ambiente Cultural.  Projetos Urbanos Recentes e Perspectivas Futuras. Rebatimentos urbanísticos em Niterói.

Bibliografia Básica: 

ABREU, Maurício de Almeida. “Evolução Urbana do Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: IPP, 2006. 4ª Edição. 

ANDREATTA, Verena. “Cidades Quadradas, Paraísos Circulares – Os Planos Urbanísticos do Rio de Janeiro no século XIX”. Rio de Janeiro: Mauad, 2006. 

AZEVEDO, Marlice N. S. “A construção da cidade na primeira metade do século 20: Niterói, espelho do Rio”. In LEME, Maria Cristina da Silva (org.). “Urbanismo no Brasil 1895 – 1965”. Laboratório de Programação Gráfica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – LPG, FAUUSP, São Paulo, 1999. 

AZEVEDO, Marlice N. S. “Niterói URBANO: a construção do espaço da cidade”. In KNAUSS, Paulo; MARTINS, Ismênia de Lima. “Cidade Múltipla: temas de história de Niterói”. Niterói: Niterói Livros, 1997. 

COSTA, Lúcio. “Plano Piloto para urbanização da baixada compreendida entre a Barra da Tijuca, o Pontal de Sernambetiba e Jacarepaguá”. Rio de Janeiro: Agência Jornalística Image, 1969.

COSTA, Milena Sampaio da. “Projetos de Intervenção na Área Central de Niterói: Projeto IBAM / PMN e Projeto CURA” – XIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio Vasconcelos Torres, Niterói, 2004.

COSTA, Renato da Gama-Rosa. “A abertura da Avenida Brasil e o desenvolvimento dos subúrbios no Rio de Janeiro”. Anais do XXIII Simpósio Nacional de História da ANPUH. Londrina, 2005.

FURTADO, Fernanda; REZENDE, Vera. O financiamento da abertura da Avenida Presidente Vargas: estratégias institucionais e legais. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Nº 10, 2016. P. 175-192. 

KESSEL, Carlos. A vitrine e o espelho: o Rio de Janeiro de Carlos Sampaio. Rio de Janeiro: Secretaria das Culturas, Departamento Geral de Documentação e Informação Cultural, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2001. 

KOK, Glória. “Rio de Janeiro na época da Av. Central”. São Paulo: Bei Comunicação, 2005. 

KRYKHTINE, Carlos Alberto. Avenida Amaral Peixoto: O Modernismo e o Colonial na abertura de uma via monumental. Anais do 8° Seminário Docomomo Brasil, Rio de Janeiro, 2009.

MATTOS, Guilherme Meirelles Mesquita de. À margem da preservação: o patrimônio edificado da Avenida Presidente Vargas. In: Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, v. 10, p. 213-229, 2016. 

MOUDON, Anne Vernez. Morfologia urbana como um campo interdisciplinar emergente. Revista de Morfologia Urbana. v. 3, n. 1, p. 41-49. 2015.  

PREFEITURA DE NITERÓI. Programa Viva Centro Diagnóstico e Propostas Para o Projeto De Reabilitação Do Centro De Niterói. 2006. 

REIS FILHO, Nestor Goulart. “Quadro da Arquitetura no Brasil”. São Paulo: Editora Perspectiva,1976. 

REZENDE, Vera. “O planejamento de cidades nos anos 60: uma reflexão a partir do Plano Doxiadis para o Estado da Guanabara”. Anais do III ENANPARQ. São Paulo, 2014.

REZENDE, Vera. Urbanismo e Planejamento no Distrito Federal: Debate e investidas de 1920 a 1945. In: Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, v. 12, p. 77-99, 2017.

SAMPAIO, Andréa da Rosa. Um olhar sobre a história do urbanismo da Área Central do Rio de Janeiro: entre a renovação e a conservação. In: Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, v. 10, p. 193-212, 2016. 

SAMPAIO, Andréa da Rosa; MATTOS, Guilherme Meirelles M. de. A cidade contemporânea é histórica: estudos morfológicos na Era Digital. Revista de Morfologia Urbana, v8. n.1. 2020.

SANTOS, Paulo F. Quatro Séculos de Arquitetura no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IAB, 1984. 

Bibliografia Complementar: 

ACKEL, Luiz Gonzaga Montans. “Attílio Corrêa Lima – uma trajetória para a modernidade”. Tese de Doutorado. FAU-USP. Universidade de São Paulo. São Paulo, 2004. 

AGACHE, A. H. D. Cidade do Rio de Janeiro. Extensão, Remodelação e Embellezamento. Paris: Editora Foyer Brésilien 1930. 

BARREIROS, Eduardo Canabrava. “Atlas da evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: IHGB, 1965. 

BERNARDES, Lysia M. C.; SOARES, Maria Therezinha S. “Rio de Janeiro: Cidade e Região”. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1990.

BONDUKI, Nabil. “Affonso Eduardo Reidy”. Lisboa: Editorial Blau/Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 2000.  

CAMPOS, Maristela Chicharo de. “O Governo da Cidade: elites locais e urbanização em Niterói, (1835-1890). Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em História. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2004. 

CARDEMAN, David; CARDEMAN, Rogério Goldfeld. “O Rio de Janeiro nas Alturas”. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.  

CAVALCANTI, Nireu. “O Rio de Janeiro Setecentista”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.  

COARACY, Vivaldo. “Memórias da cidade do Rio de Janeiro.” Rio de Janeiro: Documenta Histórica, 2008, 4ª Ed 

COSTA, Renato da Gama-Rosa. “Entre ‘Avenida’ e “Rodovia”: a história da Avenida Brasil (1906-1954)”. Tese de Doutorado, PROURB-FAU-UFRJ, 2006.

COSTA, Stael de Alvarenga P.; NETTO, Maria Manoela G. Fundamentos de Morfologia Urbana. Belo Horizonte: C/Arte, 2015. 

CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). “Guia da Arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Prefeitura do Rio de Janeiro, 2000. 

CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). “Guia da Arquitetura Colonial, Neoclássica e Romântica no Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Prefeitura do Rio de Janeiro, 2000.  

CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). “Guia da Arquitetura Eclética no Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Prefeitura do Rio de Janeiro, 2000.  

CZAJKOWSKI, Jorge (Org.). “Guia da Arquitetura Moderna no Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: Prefeitura do Rio de Janeiro, 2000. 

DOXIADIS ASSOCIATES. Guanabara. A Plan for Urban Development. Rio de Janeiro: CEDUG, 1965. 

FIGUEIREDO, Cláudio; LENZI, Maria Isabel; SANTOS, Núbia Melhem (Org.). “O Porto e a Cidade – O Rio de Janeiro entre 1565 e 1910”. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.  

FURTADO, Fernanda; MALUF, Victor. A Outorga Onerosa do Direito de Construir: Relevância E Aplicabilidade para cidades de porte Médio. In: 56.º Congreso Internacional de Americanistas, 2018, Salamanca, Espanha. Memoria del 56.º Congreso Internacional de Americanistas. Volumen XII. Estudios sociales. Salamanca, Espanha: Aquilafuente/Ediciones Universidad Salamanca, 2018. v. XII

GERSON, Brasil. “História das Ruas do Rio”. Rio de Janeiro: Lacerda Editora, 2000. 

KOSTOF, Spiro. The City Shaped: Urban Patterns and Meanings Through History. New York: Bulfinch Press, 1993. 

LAMAS, José Manuel Ressano Garcia. Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1993. 

LIMA, Evelyn Furquim Werneck “Avenida Presidente Vargas: uma drástica cirurgia”. Rio de Janeiro: Biblioteca Carioca, 1990.  

MALERONKA, Camila. Operações Urbanas Consorciadas (OUC). Coleção Cadernos Técnicos de Regulamentação e Implementação dos Instrumentos do Estatuto da Cidade – volume 5. Brasília: Ministério das Cidades, 2017. 

MATTOS, Guilherme Meirelles Mesquita de. Desenhando a História Urbana do Rio: A evolução da forma urbana do Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Niterói, 2010. Trabalho Final de Graduação. (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal Fluminense, 2010. 

MATTOS, Guilherme Meirelles Mesquita de. Leituras de Passado, Desenhos de Um Futuro: A Preservação do Patrimônio Cultural Edificado na Área Central do Rio de Janeiro. 2018. Tese (Doutorado em Urbanismo) – PROURB, FAU-UFRJ. Rio de Janeiro. 2018. 

OLIVEIRA, Sonia Maria Queiroz de (Org.). “Planos Urbanos do Rio de Janeiro: Plano Agache”. Rio de Janeiro: CAU, 2009.  

PANERAI, Philippe. Análise Urbana. Brasília: Editora da UNB, 2016.

PESSÔA, José; PICCINATO, Giorgio (Org.). “Atlas de Centros Históricos do Brasil”. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007. 

RABHA, Nina Maria de Carvalho Elias (Org.). “Planos Urbanos. Rio de Janeiro. O Século XIX.” Rio de Janeiro: IPP, 2008. 

REIS, José de Oliveira. “A Guanabara e seus Governadores”. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 1977.  

REIS, José de Oliveira. “O Rio de Janeiro e seus Prefeitos – Evolução Urbanística da Cidade – vol. 3”. RJ: Prefeitura do do Rio de Janeiro, 1977. 

REZENDE, Vera. “Planejamento Urbano e Ideologia: Quatro Planos para a Cidade do Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982. 

RIBEIRO, Fernanda de Azevedo. A Exposição do Centenário da Independência de 1922: processo de modernização e legado para a cidade do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). PPGAU-EAU-UFF, Niterói, 2014.

RIOARTE. “Corredor Cultural: como recuperar, reformar ou construir seu imóvel”. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2002. 

RODRIGUES, Ferdinando de Moura. “Forma, Imagem e Significado em Estruturas Urbanas Centrais – Centro da Cidade Niterói”. Niterói; Ed. Uff. 2005. 

SAMPAIO, Andréa da Rosa. Normas Urbanísticas e sua Influência no Processo de Configuração Espacial: o caso de São Cristovão, Rio de Janeiro. Tese de Doutorado em Urbanismo, PROURB, FAU/ UFRJ, 2006. 

SANTOS, Núbia Melhem; NONATO, José Antonio (Org.) “Era Uma Vez O Morro do Castelo”. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000.  

VAZ, Lílian Fessler. “Modernidade e moradia: habitação coletiva no Rio de Janeiro. Séculos XIX e XX.”. Rio de Janeiro: 7Letras, 2002.

Atualizações

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário e Quadro de Horários 2025

Calendário 2025 2025.1 Período Letivo 1º semestre: 24/03/2025 a 26/07/2025 2º semestre: 18/08/2025 a 18/12/2025 Grade de horários 2025.1 Quadro de horários das disciplina de 2025.1: AQUI Matrícula de novos Alunos Período: 17/02/2025 a 24/02/2025 Os formulários para...

Translate »
Skip to content