Publicação do livro, “Feminismurbana: um projeto teórico e político”, que condensa produções realizadas e/ou divulgadas em publicações no blog FeminismUrbana em periódicos, em páginas eletrônicas acadêmicas, site de referências de arquitetura, palestras e apresentações orais em congressos.
A publicação do livro foi possível em função do financiamento da FAPERJ por meio do “Projeto ARC 2019 – Auxílio ao Pesquisador Recém-Contratado”- coordenação de Rossana BrandãoTavares, professora do PPGAU/UFF, intitulado “Corpos e práticas espaciais e os conflitos urbanos e socioambientais generificados nas centralidades da metrópole do Rio de Janeiro”.
O prefácio do livro elaborado por Raquel Rolnik (USP) e o posfácio por Fernanda Sanchez (PPGAU/UFF). E o Conselho Editorial é composto por amigas e parceiras de trabalho na temática de gênero e estudos urbanos: as professoras Gabriela Leandro Pereira (UFBA), Paula Freire Santoro (USP), Rachel Barros de Oliveira (Ong FASE e UERJ) e Tatiana Dahmer Pereira (UFF).
“O processo de elaboração deste livro foi muito interessante, pois revisitamos percepções, revisamos análises, termos, conceitos, compreensões sobre a relação entre os corpos feminizados e as cidades brasileiras, com o ensino e a pesquisa – indisciplinadas no modo de produzir conhecimento – e sendo reconhecidas entre nossos pares com prêmios até então inimagináveis para nós. Mas imaginamos, compartilhamos, desobedecemos e celebramos, mesmo ainda não sendo óbvio, os caminhos que estamos traçando. […] Esperamos que o livro também dê suporte e inspire muitas outras intelectuais feministas para construirmos uma perspectiva ampla e transformadora de nossas práticas. E esse projeto é político, teórico e prático. (TAVARES&HELENE, 2023, p. 11)”.
O livro está organizado em três sessões. A primeira é “O feminismo no campo da Arquitetura e Urbanismo – uma conciliação necessária” na qual apresenta a trajetória das pesquisadoras e professoras, caminhos teóricos e metodológicos, conceitos que têm sido disputados no campo da arquitetura e urbanismo e análises sobre a urbanização das cidades à luz das abordagens das teorias feministas. A segunda sessão, “Reflexões a partir do corpo e do lugar social das mulheres nas cidades capitalistas”, resgata reflexões produzidas nos últimos anos sobre as diversas dimensões dos nossos corpos nas cidades, atravessando experiências de luta corporificadas e situadas. Por fim, a terceira sessão, “As lutas urbanas dos movimentos de mulheres – entre a casa e a rua”, fecha a publicação apresentando não só o compromisso das pesquisadoras com as lutas urbanas para a vida das mulheres, como o envolvimento direto ao longo de nossa trajetória com os movimentos sociais, com a educação popular, projetos participativos e com a incidência em políticas públicas de moradia e urbanas.
O livro pode ser baixado GRATUITAMENTE em sua versão digital em PDF (ebook) clicando aqui. A versão impressa do livro será vendida a um preço bastante acessível no site da editora letra capital (em pré-venda).
Sábado dia 8 de julho foi realizado o lançamento, com mesa de debate com as autoras e integrantes do projeto (Mariana Albinati – IPPUR/UFRJ; Fernanda Ester Sanchez – PPGAU/UFF; e Tatiana Dahmer – ESS/UFF) e festinha com comes e bebes na HospedariaRio, em Botafogo.
O lançamento da publicação está prevista para acontecer também no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (XX ENANPUR 2023 – Belém), e depois no Rio de Janeiro, São Paulo e Maceió.